Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Caminhos para o setor de calçados fugir da crise

25/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento será realizado no dia 29 de setembro, a partir das 18h, na Fenac

Da Redação

Setor calçadista estará em destaque dia 29 de setembro (Foto: Banco de Imagens)

Novo Hamburgo – O setor de calçados decidiu não fazer parte da crise. Essa é a proposta da Rede de Serviços Tecnológicos, um projeto realizado em parceria entre o SEBRAE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (Cosmob), da Itália. O grupo que promove crescimento a partir de soluções inovadoras realiza na terça-feira, 29 de setembro, a partir das 18h, o 2º Workshop RST – Caminhos e Oportunidades para o Setor Calçadista. O evento ocorre na Fenac (Avenida Nações Unidas, no Bairro Pátria Nova, em Novo Hamburgo). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800. Vagas limitadas.

O coordenador estadual do setor de moda do SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, explica que o objetivo do encontro é levar para os empresários conhecimentos relacionados ao tratamento da crise. “O lema é ‘não faça parte da crise’ e vamos abordar aspectos de gestão, financeiros, econômicos e oportunidades comerciais no Brasil e no mundo”, informa Bruscato.

O próprio SEBRAE/RS aderiu a essa visão. “Não vamos deixar de investir no setor calçadista. A ideia é manter e aumentar os incentivos”, revela o coordenador. Um exemplo é a previsão para a Couromoda, a maior mostra de calçados das Américas, que ocorre em janeiro de 2016. “Devemos aumentar nossa participação de 55 empresas este ano para até 65 expositores apoiados na próxima edição”, antecipa. O crescimento se deve a percepção de que é preciso ampliar a visibilidade da indústria calçadista gaúcha no Brasil e, em especial, no exterior, em função do perfil dos visitantes da feira.

Uma mostra de que investir em inovação traz resultados também está no caso de sucesso que será apresentado no workshop. É a Tecsistel, vencedora do Prêmio Nacional da Inovação. A pequena indústria com sede em Novo Hamburgo atua há 18 anos na área de projetos e produtos tecnológicos para outras empresas. “Produzimos máquinas para ensaios e testes de resistência e pressão em diferentes materiais”, explica o sócio-diretor, Evandro Becker. O empreendimento foi premiado pela implantação do Programa de Incentivo à Inovação, uma política interna que estimula a equipe a sugerir melhorias para a empresa. Com a iniciativa, os resultados começaram a aparecer. “Temos uma previsão de crescimento animadora para tempos de contexto econômico nem tão favorável”, acrescenta Becker.

Confira a programação completa do 2º Workshop RST

  • 18h – Abertura e Boas-Vindas
  • 18h10 – Cenário atual: não faça parte da crise
  • 18h40 – Gestão Comercial
  • 20h10 – Exportação
  • 20h40 – Soluções SEBRAE: aumentando a eficácia da sua empresa
  • 21h10 – Caso de Sucesso Prêmio Nacional da Inovação – Tecsistel
  • 21h40 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios