Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Consultoria Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Vitrine da Carne mostra a “joia” do Estado

Valorizando a carne gaúcha, o espaço oferece oficinas de corte e preparo de carnes bovina, suína e ovina

28/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Cortes, dicas e preparos são a grande atração da Vitrine da Carne no Salão do Empeendedor, na Expointer 2017. Localizada em uma das pontas do Pavilhão Internacional, o espaço recebe grande público diariamente e chama a atenção para a valorização do produto considerado pelos pecuaristas a “joia” do Estado.

A Vitrine da Carne comemora 10 aos de ações na Expointer, iniciativa da Farsul (Foto: Giovani Vieira)

Diariamente, carcaças de bovino, ovino e suíno são exploradas pelo especialista em cortes Marcelo Conceição, o Bolinha. Peças e dicas são dadas por ele, enquanto os cortes vão sendo feitos. Trabalhando em dupla com um chef de cozinha, que recebe os cortes e prepara pratos para a degustação do público, a apresentação é descontraída e cheia de informação. Profissionais de associações das carnes apresentadas acompanham a oficina, tirando dúvidas e esclarecendo curiosidades e informações sobre os animais.

A oficina é uma oportunidade para o público não pecuarista conhecer cortes, técnicas e processos de limpeza e preparo das carnes para que a sua qualidade seja mantida e que o consumidor saiba como aproveitar ao máximo este alimento tão diferenciado em nosso Estado. “Quando nós pegamos uma carne que dá para “brincar”, é um prazer trabalhar”, diz o açougueiro. Para o aposentado Paulo Roberto Leite, de 65 anos, a novidade o surpreendeu. “Nunca tinha visto os cortes. Achei muito legal”, afirma ele. Ao final, o público tem a oportunidade de experimentar os pratos feitos na oficina.

A Vitrine da Carne Gaúcha fica aberta das 10h às 17h com quatro oficinas por dia – duas pela manhã e duas à tarde. A atração é aberta ao público até o encerramento da feira.

Confira a programação da Vitrine da Carne:

Segunda – 28/08
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Terça – 29/08
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Quarta – 30/08
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Quinta – 31/08
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Sexta – 01/09
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Sábado – 02/09
10h30 – Bovino
12h – Ovino
14h – Suíno
16h30 – Bovino

Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir diversas palestras e oficinas gratuitas no Pavilhão Internacional da Expointer.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação