Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Vitória de Trump aumentará protecionismo americano

09/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Análise é do jornalista Luís Nassif, que realizou palestra no 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS em Porto Alegre

Da Redação

Palestra do jornalista Luís Nassif abriu o Enacen 2016 (Foto: Marcos Nagelstein)

Porto Alegre – “A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos representa o fim de uma era mundial”. É o que afirma o jornalista econômico Luis Nassif que abriu a programação do 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios (Enacen), evento organizado pelo SEBRAE/RS e que teve início nesta quarta-feira, 9 de novembro, em Porto Alegre.

Segundo Nassif, que falou sobre cenários econômicos nacional e internacional, a eleição do candidato republicano é resultado do esgotamento de um sistema baseado nos investimentos financeiros, nas grandes corporações e na globalização. “O resultado foi uma crise da democracia e das condições sociais, já que os empregos migraram para países com mão-de-obra barata como México e China”, relatou. Para o jornalista, Trump aparece como promessa de uma nova era, porém, ainda uma incógnita para o mundo. Não há uma utopia, apenas discursos de ódio, sem objetivos econômicos claros, na defesa dos interesses imediatos dos trabalhadores americanos”, disse. O resultado desta eleição, conforme Nassif, será o fechamento da economia americana e o aumento do protecionismo que podem prejudicar o Brasil no que se refere à exportação de grãos e de produtos industrializados.

Fábio Krieger, gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, fala aos participantes do Enacen (Foto: Marcos Nagelstein)

O Enacen vai justamente no sentido contrário do discurso de Trump. Ao invés de pregar o egoísmo e a construção de muros, o evento busca promover a troca de conhecimento entre empresários de redes e centrais de negócios de todo País. Até quinta-feira, empresários de micro e pequenas empresas de varejo de 18 estados brasileiros participam da programação do encontro. O gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, Fábio Krieger, explica que a atuação em rede é pré-requisito em muitas áreas. “Não estamos falando que participar de uma rede signifique diferenciação. Atualmente, devido a abertura de mercado, torna-se uma necessidade principalmente para os pequenos negócios, já que significa ganhos de escala tanto para compra e venda como também para posicionamento”, disse Krieger.

Confira a programação desta quinta-feira, 10 de novembro:

  • 8h30 – Palestra “O Negócio é Cooperar” – Reginaldo Barroso, SEBRAE Nacional
  • 10hTalk Show – Case Redes do Estado de Santa Catarina
  • 10h40 – Palestra “Gestão de Redes” – Jorge Verschore, professor da Unisinos
  • 12h30 – Intervalo
  • 14h – Palestra “Perfil do Consumidor Brasileiro” – Michel Alcoforado, mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB)
  • 15h30Coffee Break
  • 16h – Palestra “Felicidade da Lucro” – Márcio Fernandes, eleito o Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A”
  • 17h30 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae