Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Vitória de Trump aumentará protecionismo americano

09/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Análise é do jornalista Luís Nassif, que realizou palestra no 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS em Porto Alegre

Da Redação

Palestra do jornalista Luís Nassif abriu o Enacen 2016 (Foto: Marcos Nagelstein)

Porto Alegre – “A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos representa o fim de uma era mundial”. É o que afirma o jornalista econômico Luis Nassif que abriu a programação do 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios (Enacen), evento organizado pelo SEBRAE/RS e que teve início nesta quarta-feira, 9 de novembro, em Porto Alegre.

Segundo Nassif, que falou sobre cenários econômicos nacional e internacional, a eleição do candidato republicano é resultado do esgotamento de um sistema baseado nos investimentos financeiros, nas grandes corporações e na globalização. “O resultado foi uma crise da democracia e das condições sociais, já que os empregos migraram para países com mão-de-obra barata como México e China”, relatou. Para o jornalista, Trump aparece como promessa de uma nova era, porém, ainda uma incógnita para o mundo. Não há uma utopia, apenas discursos de ódio, sem objetivos econômicos claros, na defesa dos interesses imediatos dos trabalhadores americanos”, disse. O resultado desta eleição, conforme Nassif, será o fechamento da economia americana e o aumento do protecionismo que podem prejudicar o Brasil no que se refere à exportação de grãos e de produtos industrializados.

Fábio Krieger, gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, fala aos participantes do Enacen (Foto: Marcos Nagelstein)

O Enacen vai justamente no sentido contrário do discurso de Trump. Ao invés de pregar o egoísmo e a construção de muros, o evento busca promover a troca de conhecimento entre empresários de redes e centrais de negócios de todo País. Até quinta-feira, empresários de micro e pequenas empresas de varejo de 18 estados brasileiros participam da programação do encontro. O gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, Fábio Krieger, explica que a atuação em rede é pré-requisito em muitas áreas. “Não estamos falando que participar de uma rede signifique diferenciação. Atualmente, devido a abertura de mercado, torna-se uma necessidade principalmente para os pequenos negócios, já que significa ganhos de escala tanto para compra e venda como também para posicionamento”, disse Krieger.

Confira a programação desta quinta-feira, 10 de novembro:

  • 8h30 – Palestra “O Negócio é Cooperar” – Reginaldo Barroso, SEBRAE Nacional
  • 10hTalk Show – Case Redes do Estado de Santa Catarina
  • 10h40 – Palestra “Gestão de Redes” – Jorge Verschore, professor da Unisinos
  • 12h30 – Intervalo
  • 14h – Palestra “Perfil do Consumidor Brasileiro” – Michel Alcoforado, mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB)
  • 15h30Coffee Break
  • 16h – Palestra “Felicidade da Lucro” – Márcio Fernandes, eleito o Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A”
  • 17h30 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação