Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Vitivinicultura

Vinícola expande produção na região dos Campos de Cima da Serra

19/06/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Um projeto que consumiu quase 10 anos de muito trabalho trouxe as raízes açorianas para os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O empreendedor rural Agamenon Lemos de Almeida, até então produtor de grãos, apostou na produção de vinhos e espumantes como uma alternativa, porém com influências de suas origens portuguesas. A iniciativa deu certo e, além da vinícola, uma vila açoriana construída no município de Muitos Capões têm ajudado a difundir os costumes e promover o enoturismo. O empresário participou de projeto coletivo do Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, e realizou diversas consultorias para viabilizar o novo negócio, a Vinícola Fazenda Santa Rita.

A técnica da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS Angélica Brandalise relata que o empresário finalizou recentemente a participação no programa PAS Uva, viabilizado em parceria com o Senai, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Embrapa Uva e Vinho, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de processos. “A implementação da vinícola contou com esse acompanhamento, na elaboração da uva para o espumante por exemplo, porque o empresário sempre teve a preocupação de fazer tudo correto e da forma mais segura possível”, ressalta.

Além da qualidade dos produtos, a gestão do negócio também foi um ponto bastante explorado durante os acompanhamentos. “Planejamento estratégico, tomada de decisão, organograma, consultoria financeira, bem como ações de mercado, possibilitando a participação dele em eventos do segmento”, destaca Angélica. Segundo ela, a proposta é um marco na região, que tem como principal característica o vinho de origem italiana. A formatação do negócio trabalha fortemente o enoturismo. “Ele tem muita visão empreendedora, e como entrou em uma área totalmente nova, esse acompanhamento foi importante”, destaca a técnica.

A história da Vinícola Fazenda Santa Rita começou a tomar forma em 2009, com a primeira videira instalada em uma área de 12 hectares de sua fazenda, que tinha, até então, a soja e o arroz como principais produtos de plantio. As variedades escolhidas foram Merlot, Chardonay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. A produção iniciou em 2012 e, com três anos de vinificação, o empresário recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade do seu produto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Agroindústrias de pequeno porte e a inserção no mercado contemporâneo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 10:59

SEBRAE apoia abertura da Sala do Empreendedor em Capão Da Canoa