Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Vinhos brasileiros

Setor vitivinícola enfrenta desafios no Brasil e no exterior

17/01/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Apesar das dificuldades comportamentais, o vinho brasileiro vem aumentando sua participação no consumo.

O plantio da uva e a produção de vinhos no Estado vem se consolidando a passos largos no mercado brasileiro. Não é à toa: somente a serra gaúcha é responsável por 85% da produção de vinhos no Brasil. Apesar da liderança, os desafios estão em melhorar a qualidade do produto, consolidá-lo no paladar do consumidor brasileiro, além de divulgar a bebida no mundo.

O estudo de mercado brasileiro de vinhos, promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos desafios a se enfrentar no mercado brasileiro. O comportamento do consumidor brasileiro também possui suas particularidades que desafiam o mercado. Muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja por causa do preço ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Alguns brasileiros também acreditam que o vinho deve ser bebido apenas em determinadas estações ou em momentos especiais. Para alavancar o setor, é necessário disseminar informações que ajudem a vencer essas barreiras.

25_1214_gagro_vitivinicultura_desafios_revisado_840x415

Em parceria com o Ibravin, o SEBRAE RS tem atuado tanto para melhorar a qualidade do produto brasileiro quanto para promovê-lo. Na produção, a atuação ocorre por meio do PAS – Uva (Programa Alimentos Seguros – Uva), que já capacitou mais de 250 produtores e vinícolas. Neste programa, por exemplo, são realizados minicursos e consultorias para implementar procedimentos de redução de riscos de contaminação, de forma que se mantenha a qualidade, da matéria-prima ao produto final. Já na área da promoção do vinho brasileiro, o SEBRAE RS é parceiro do programa Qualidade na Taça, que leva informações sobre o produto nacional e sobre o mundo do vinho a bares e restaurantes do país. Ibravin, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são os outros integrantes desse projeto.

O projeto Wines of Brasil procura divulgar grandes marcas no mercado externo em feiras do ramo. O Projeto Comprador também promove o contato entre vinícolas e compradores estrangeiros. Ações como estas fazem os rótulos dos vinhos brasileiros atravessarem o oceano e chegarem à Europa e à Ásia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae