Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Viamão recebe selo pela implementação da Lei Geral

15/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reconhecimento ao prefeito Valdir Bonatto foi concedido pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho

Da Redação

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS (terceiro à dir.) entregou o certificado ao Prefeito de Viamão (Foto: SEBRAE/RS)

Viamão – Mais um passo para fortalecer o empreendedorismo da cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O município foi reconhecido na terça-feira, 14 de abril, pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O certificado de mérito foi entregue ao prefeito Valdir Bonatto pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Também participaram da cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Viamão, Túlio Luis Barbosa de Souza, a gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Ana Claudia Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas da instituição Paula Nicolini.

Fialho destacou que a Lei no município já é aplicada em vários quesitos. “Sabemos que Viamão está realizando compras governamentais por meio de licitações exclusivas com as micro e pequenas empresas, para diversos fins e elas representam de 41% a 50% das aquisições”. Além disso, a prefeitura alterou processos de abertura, alteração e baixa de empresas, inclusive especificando aquelas com atividades com grau de risco. “O tempo para abertura de uma empresa varia de um a cinco dias”, comenta. Outro destaque de Viamão é que para os Microempreendedores Individuais que trabalham em casa o valor de IPTU tem alíquota diferenciada, ou seja, mantém-se o mesmo valor de imóvel residencial.

O prefeito ressalta que o reconhecimento se deve ao trabalho de toda a comunidade em prol da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Sabemos o quanto é difícil empreender e agora temos uma grande ferramenta para dar condições de desburocratização aos empresários”, analisa. Os próximos passos de apoio às MPEs já estão projetados. “Vamos criar o Conselho de Desenvolvimento, com membros das entidades e da sociedade e a Sala do Empreendedor, para apoiar mais diretamente os Microempreendedores Individuais e as micro e pequenas empresas”, revela Bonatto.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae