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Vender bem não sai de moda

30/09/15

Da Redação

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Com o apoio do SEBRAE RS, empresária de Porto Alegre encontra receita para conquistar e fidelizar clientes

Da Redação

Michelle Brito customizou a loja para o Movimento Compre do Pequeno Negócio (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Não tem como entrar em uma das lojas Morena Lua e sair de mãos vazias. Por trás do sucesso da empresa, com dois pontos de venda localizados no Bairro Glória, na capital gaúcha, estão a competência da empresária Michelle Clemoni Brito e as orientações do SEBRAE RS.

Desde março, a lojista participa do Projeto Comércio de Vestuário, promovido pelo SEBRAE RS, Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Senac/RS e Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas). “São realizados cursos e consultorias,com propostas de ações para melhorar as vendas e driblar a crise”, conta o gestor da iniciativa pelo SEBRAE RS, Rodrigo Baierle Silva.

Michelle, que sempre trabalhou com varejo de moda, abriu a primeira unidade da Morena Lua, especializada em multimarcas feminina, há três anos e meio e encontrou uma oportunidade para inaugurar uma filial no mesmo bairro este ano. “O problema é que as clientes queriam apenas o meu atendimento nas duas lojas, porque além de vender as roupas também ofereço uma consultoria personalizada de estilo”, relata a empresária. Por conta disso, as vendas caíram 40% na matriz depois da inauguração da filial. “Eu não sabia se me desfazia de uma das lojas ou continuava com a gestão das duas. Foi aí que resolvi procurar o SEBRAE RS”, recorda.

Loja Morena Lua está localizada no bairro Glória, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Após participar de cursos e passar por consultorias de marketing e finanças, começou a implantar novidades e promoções. A consultora Flávia Mur destaca que o grande diferencial da Morena Lua é o atendimento personalizado. “Antes essa consultoria de moda era informal, agora o serviço passou a ser mais profissionalizado e oferecido como bonificação para compras ou após a participação em eventos”, relata Flávia. A empresária e suas vendedoras também passaram a prestar atendimentos para clientes via WhatsApp, o que criou mais um canal de comunicação para as lojas.

Uma das ações promovidas pela lojista foi um coquetel, realizado no início do mês, para lançamento da Coleção Primavera-Verão e a produção de um guia com dicas para as clientes. “Eu esperava vender R$ 3 mil naquele dia, mas as vendas ultrapassaram R$ 10 mil em uma única loja”, comemora Michelle.

Agora, a empresária já projeta as próximas ações. Engajou-se no Movimento Compre do Pequeno Negócio e está decorando as lojas com o material da promoção, para ampliar a visibilidade da empresa. Também encontrou uma vendedora talentosa que pode dar conta do recado para ajudá-la e vai segmentar uma das lojas. “Como os dois pontos são próximos, um deles será especializado em tamanhos grandes, que são os mais procurados”, antecipa. Michelle também planeja um evento especial para o final do ano. “Vou levar uma tarólaga e presentear as clientes com consultas e brindes, como sacolas personalizadas e patuás”, avisa. Com planejamento e boas ideias, o futuro da Morena Lua não parece ser duvidoso.

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