Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Vacaria passará a integrar a REDESIM

25/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município oficializa, nesta sexta-feira, 27 de novembro, a adesão ao sistema que agiliza e desburocratiza a abertura de empresas

Da Redação

Vacaria implementará Redesim na próxima sexta-feira, 27 de novembro (Foto: Divulgação)

Vacaria – Um estímulo para o desenvolvimento econômico da cidade será criado esta semana. É a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que terá cerimônia de lançamento na sexta-feira, 27 de novembro, às 10h, na Prefeitura Municipal (Rua Ramiro Barcelos, 915).

Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. A solenidade contará com a presença do prefeito Elói Poltronieri; da coordenadora estadual de microrregiões da Junta Comercial, Inês Antunes Dilélio, e do gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues.

O gestor de políticas públicas do SEBRAE/RS na Serra Gaúcha, Alexandre Schmitt, explica os principais benefícios para o município. “Os processos para abertura de empresas serão simplificados. Antes, eram necessários quatro requerimentos. Agora, o empresário pagará apenas uma taxa em um momento único”, detalha. Todos os documentos serão entregues na Sala do Empreendedor, que está sendo inaugurada na prefeitura do município. Depois serão digitalizados para que as secretarias e órgãos envolvidos tenham acesso aos documentos.

Além disso, com a implementação da REDESIM, todas as solicitações de negócio de baixo risco terão emissão de alvará provisório sem a necessidade de vistoria prévia. E a abertura de empresa ocorrerá em até cinco dias úteis, nesses casos, excluído o prazo de viabilidade definido pela Junta Comercial, que é de cerca de 48 horas.

Cidades como Santa Rosa, Ijuí, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Bento Gonçalves, Lajeado, Guaíba, São Leopoldo e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.

A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae