Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Uva de qualidade em pauta na Arena do Conhecimento

Adriano Mazzarolo, da EMBRAPA Uva e Vinho, ressaltou a importância da escolha do solo e da muda para colher uma uva de qualidade

28/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Principais cuidados com a produção, da escolha do solo ao plantio e transporte, foram os destaques da palestra de Adriano Mazzarolo, Técnico em Vitivinicultura e Enologia da Embrapa Uva e Vinho, na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer.

Para um público composto de produtores, Adriano ressaltou que o cuidado para se produzir uma uva de qualidade começa já na escolha do solo. O clima do local deve ser levado em consideração também para que se tenha uma boa colheita. Mas o técnico ressalta: “Não adianta ter o solo adubado e o clima favorável se tiver erro no manejo na hora da colheita”. Observação na hora da escolha das mudas, sistemas de plantio, formas de cultivo, identificação e tratamento de fungos, pragas e vírus, selo de certificação e tabelas para ajudar os empreendedores na parte financeira também foram temas da palestra. Após a palestra, Adriano ficou disponível para tirar as dúvidas dos produtores.

Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir diversas palestras e oficinas gratuitas no Pavilhão Internacional da Expointer.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, ge

A produção de uma uva de qualidade começa pelo solo (Foto: Giovani Vieira)

rar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação