Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Uruguaiana: mais veículos, mais necessidades viárias

22/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

Estudo do SEBRAE/RS reúne dados e análises sobre aspectos socioeconômicos que podem ajudar estratégias empresariais e decisões dos poderes públicos

Da Redação

Uruguaiana é destaque em poder de consumo da população (Foto: Banco de Imagens)

Uruguaiana – A mais conhecida passagem de fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, incluindo um dos maiores Portos Secos do Brasil, é também uma cidade em crescimento constante. Somente na frota de veículos registrados localmente, em dez anos, o aumento do número de caminhonetes bateu o percentual de 220% e o de motocicletas em 130%. A conta está entre os anos de 2005 e 2015 e faz parte de um conjunto completo de informações socioeconômicas chamado de Perfil das Cidades Gaúchas, estudo exclusivo realizado pelo SEBRAE/RS. O levantamento inclui 45 indicadores econômicos, populacionais, educacionais, de consumo e de saúde, organizados em gráficos e comparativos e disponível aqui.

De acordo com a responsável pelo estudo, Andréia Grätsch do Nascimento, técnica da Gerência Estratégica do SEBRAE/RS, o Perfil das Cidades Gaúchas traz esse tipo de informação, por exemplo, pela relevância que ela representa no planejamento de infraestrutura viária nos municípios. Neste caso, os dados são do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a compilação tem potencial para ser uma ferramenta que pode ajudar na tomada de decisões sobre rumos e investimentos tanto de governos quanto da área empresarial.

“O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, comenta o gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, André Campos. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar argumentos para estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.

Consumo pode crescer

Além do alto índice de aumento de frota veicular em Uruguaiana, o Potencial de Consumo da cidade, parte inédita do trabalho, também é destaque, com a 20ª posição no Rio Grande do Sul, atrás de localidades como Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Erechim, Guaíba e Lajeado, por exemplo. “O Potencial de Consumo representa a capacidade de consumo anual da população residente de uma cidade. Nesse caso, a fonte dos dados é o IPC Marketing e em Uruguaiana o valor ficou em R$ 2,042 bilhões como estimativa para o ano de 2016”, explica Andréia, do SEBRAE/RS.

A origem do mapeamento

O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso do item potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing