Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Uma estufa de verdade no Salão do Empreendedor

Espaço apresenta técnicas de cultivo protegido e fertirrigação

29/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Um dos principais itens da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul, a horticultura tem espaço real e virtual no Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer. Instalado dentro de uma estufa, o espaço mostra técnicas de cultivo protegido e fertirrigação de morango, alface, tomate e temperos. As visitações são gratuitas e seguem até 3 de setembro, domingo.

Informações sobre o clima, qualidade e procedimentos para aumento do rendimento da produção também podem ser obtidas no local (Foto: Giovani Vieira)

Dentro da estufa, onde é possível circular, os visitantes contam com o suporte de técnicos para esclarecimentos de dúvidas a respeito desta tecnologia, vantagens e desvantagens da produção com uso de substrato (material vegetal orgânico preparado para cultivo de cada espécie) e da fertirrigação (técnica de adubação que utiliza a água de irrigação) na propriedade.

Informações sobre o clima, qualidade e procedimentos para aumento do rendimento da produção também podem ser obtidos no local. Para a funcionária pública aposentada Dirce Zardo, de Canoas, o espaço surpreende. “A estufa está linda. Me apaixonei pelo tamanho dos morangos e tomates. Também cultivo e achei muito bonito”, afirma.

Para quem deseja saber como construir um modelo de estufa, pode utilizar os óculos de realidade virtual, no espaço tecnológico do Salão do Empreendedor, e visualizar um espaço todo dedicado a esse segmento. Um vídeo também está disponível ao público com informações sobre o consumo, comercialização, gestão e possibilidades de financiamentos para investimento no setor da horticultura.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae