Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Um Sebrae RS mais transformador

Organização quer se tornar mais moderna, parceira e acessível ao empreendedor

28/03/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Uma organização mais moderna, parceira, acessível e, sobretudo, transformadora. É assim que o Sebrae RS quer ser percebido por todos os seus públicos a partir de 2018. “Mais do que uma percepção, estamos trabalhando para tangibilizar esses conceitos através de um programa de transformação da cultura organizacional, reposicionamento de marca e outras iniciativas concretas como, por exemplo, o novo modelo de estruturas físicas de atendimento aos empreendedores”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, durante encontro com a imprensa realizado na noite de terça-feira, 27 de março, em Porto Alegre.

O presidente Gedeão Pereira (d) e os diretores executivos do Sebrae RS receberam a imprensa na noite dessa terça-feira (Foto: Marcus Berthold)

Segundo o dirigente, Porto Alegre será o primeiro município a inaugurar um espaço totalmente remodelado e pensado com o objetivo de proporcionar experiência e relacionamento, onde o empreendedor pode estar em contato com os produtos e serviços da organização, além de outros empreendedores, realizando networking, se qualificando ou buscando auxílio para abrir sua empresa. “Esta unidade de atendimento na Capital será inaugurada em maio e seu conceito será replicado em todas as regiões do Estado nas cidades onde o Sebrae RS tem escritórios regionais. A previsão é inaugurarmos espaços semelhantes em Santana do Livramento e Caxias do Sul ainda em 2018”, adianta Fialho.

Empreendedorismo que transforma

O trabalho de reposicionamento de marca teve início em 2017, como resultado do programa de transformação da cultura organizacional. Para isso, o Sebrae RS realizou diagnósticos com público interno e externo, ouviu experts no assunto e levou em conta percepções e tendências de mercado. O resultado é um planejamento que está alinhado às expectativas dos públicos e ao propósito da organização: o empreendedorismo que transforma.

Também em maio, a organização lançará campanha institucional valorizando histórias de empreendedores de sucesso em suas atividades. “Queremos mostrar o poder que o empreendedorismo tem de transformar a vida das pessoas, mudar comportamentos. Mais do que isso, ele gera empregos, faz girar a economia, transformando tudo ao seu redor. Por isso acreditamos que apoiar o empreendedorismo é muito mais do que apoiar o surgimento de novos negócios. É impulsionar a transformação”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gedeão Pereira.

Outras ações destacadas durante o evento

Evento reuniu profissionais de imprensa na noite de terça-feira, em Porto Alegre (Foto: Marcus Berthold)

PROGRAMA LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional
O LIDER, implementado em 2015, é uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos, engajando os setores público, privado e terceiro setor.
Regiões contempladas: Campanha (11 municípios), Fronteira Oeste (9 municípios) e Sul (23 municípios); Total de 43 municípios e 126 lideranças.
Principais avanços:
– Governança: estrutura de gestão composta por lideranças dos três grupos.
– Projetos priorizados como estratégia de desenvolvimento: Vinho, Carne, Leite e Turismo
– Observatório para o Desenvolvimento Territorial: ambiente digital contendo informações atualizadas, completas e úteis para a compreensão da realidade, além de dados e documentos das três regiões que servirão de base e orientação para a tomada de decisões com relação a projetos futuros. É um instrumento fortemente orientado pelo pragmatismo dos fenômenos territoriais e guiado pelas estratégias de análises e intervenção do Programa LIDER.

PROGRAMA STARTUP RS
O StartupRS é o maior programa de desenvolvimento de startups do RS. Atende desde startups iniciais, transformando estas em negócios reais com modelos de negócios validados no mercado, até startups avançadas trabalhando escala de vendas e crescimento.
Segmentos: Startups digitais, StartupRS Makers, StartupRS Scale, StartupRS Health (startups de nicho).
Resultados 2017
68 startups atendidas nos 4 programas em execução (Digital, Makers, Health e Scale).
· + de 95% das startups ainda estão em atividade
· + de 75% das startups possuem clientes ativos
· + de 75% das startups possuem faturamento
· 20% das startups receberam investimentos (aceleradoras ou fundos)
2018
Lançaremos o StartupRS Agrotech para startups de agronegócios. Estamos trabalhando na construção do programa e iremos abrir inscrições em abril. O foco são startups que tenham soluções/tecnologias para cadeia de agronegócios.

ATUAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS
Considerando o momento de retomada gradual da economia, a colaboração passa a ser um importante trunfo para as empresas que buscam se diferenciar em mercados cada vez mais competitivos. A troca de experiência, entre empresários do mesmo setor, e a possibilidade de firmar parcerias com outras empresas surgem como alternativas fundamentais. Ciente desse caminho sem volta, o Sebrae RS desenvolve projetos setoriais que vêm crescendo em resultados na indústria, no comércio e na área de serviços.
Em 2017, mais de 70 projetos, com diferentes propósitos, foram realizados em distintas regiões do Estado, sendo que cada um destes recebeu um atendimento customizado, de acordo com as oportunidades/necessidades identificadas nos setores e nas regiões do RS.
Segmentos priorizados: Alimentos e Bebidas, Moda, Móveis, Saúde e Turismo, além dos outros transversais como economia digital, criativa e social, franquias, redes de cooperação, e-commerce, energia e startups.
Benefícios:
· Adensamento dos elos das cadeias por meio das relações entre os pequenos negócios;
· Fortalecimento dos pequenos negócios por meio das interrelações dos elos das cadeias;
· Potencialização das parcerias com as instituições representativas para ampliação do atendimento a toda a cadeia;
Resultados
Uma pesquisa mostrou que empresários que participam dos projetos dizem:
– Geram 2 vezes mais empregos;
– Possuem 2 vezes mais chances de sobreviverem;
– 72% das empresas pagam mais de um salário mínimo, contra 50% do mercado;
– 64% relataram um aumento de sua qualidade de vida;
– 96% indicaria para um amigo;
– 91% se sentem mais preparados para administrar o seu negócio;
– 82% aumentou a troca de experiências com empresários.
Case:
· O Sebrae RS conectou pequenos produtores rurais e pequenas indústrias de alimentos e bebidas como bares, restaurantes e minimercados, fortalecendo os negócios locais. Foram mais de 14 rodadas de negócio com mais de 500 reuniões entre os empreendedores, realizadas nas principais regiões consumidoras e feiras de negócios do Brasil. Foram beneficiadas mais de 430 MPEs integrantes de projetos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Desta forma, atendemos a estratégia de ampliação de mercado para indústrias de alimentos e bebidas, criando sinergia com produtores rurais, varejo e restaurantes, e melhorando a experiência do consumidor.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Em 2017, o atendimento passou a ser consultivo, presencial e a ocorrer na empresa do cliente; + personalizado, plano de ações elaborado junto ao empresário e com um objetivo claro de desenvolvimento. O diagnóstico de gestão avalia 5 áreas da empresa – finanças; pessoas; mercado; processos e planejamento.
Principais resultados 2017:
– 25 mil empresas atendidas;
– Satisfação dos clientes: 85 pontos (recomendação dos clientes), o que consolida o formato;
– 82% do território atendido através da estratégia do Atendimento Especializado (capilaridade);
– Ampliação do conhecimento das MPEs – mapeamento da maturidade de gestão;
– Oferta de cursos baseada na necessidade do cliente;
– Informações mais precisas para CRM e inteligência.
2018:
– Meta 26.500 empresas (únicas) atendidas;
– Foco no relacionamento com o cliente;
– Estimulo ao acesso de conteúdos digitais (Portal);
– Retornar em, pelo menos, 60% das empresas que foram atendidas no ano passado;
– Mínimo de 15% de novos clientes;
– Aprimoramento da iniciativa, focando ainda mais no relacionamento e na transformação da realidade dos pequenos negócios.

SEBRAE DIGITAL
2017 – Acesso ao Sebrae RS 24 horas por dia, sete dias por semana
Lançamento da plataforma EAD com portfólio de 233 produtos: cursos online, vídeos, web-séries, e-books, infográficos e palestras online nos principais temas de gestão de negócios, bem como informações para abertura e consolidação de ideias.
Escopos: Empreendedorismo, Finanças, Mercado e Vendas, Gestão de Pessoas, Planejamento, produtividade e capacitações para o agronegócio.
Resultados:
2016: 11 mil atendimentos
2017: 48 mil atendimentos

EXCELÊNCIA NA GESTÃO
Visa a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. O programa prevê a realização de ações de Acompanhamento, Capacitação e Avaliação da maturidade da gestão, promovendo assim a cultura da excelência, a melhoria contínua da gestão do Sistema, a visão sistêmica e o compartilhamento e reconhecimento das boas práticas.
Ciclo de 2016/17: 613 pontos do total de 1.000, melhor resultado entre as Unidades Federativas participantes do programa (são 24 estados envolvidos).

EMPRESAS ATENDIDAS EM 2017
O Sebrae RS possui unidades de atendimento físicas em todas as regiões do Estado. No ano que passou, a organização atendeu 165.695 micro e pequenas empresas com soluções focadas em produtos e serviços.

Confira as principais imagens do Encontro clicando aqui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde