Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Turista brasileiro está mais exigente, revela pesquisa

11/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

Estudo foi produzido pelo Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo

Beth Maias

São Paulo – Quando o assunto é viajar, o turista brasileiro está cada vez mais exigente, aponta a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, produzida pelo Sebrae e Confederação Nacional do Turismo (CNTur), divulgada nesta terça-feira (10/07), em São Paulo. “As pessoas estão viajando mais, por isso estão mais críticas e experientes”, disse Luciana Thomé, consultora da CNTur, que coordenou a pesquisa.

O estudo foi realizado por meio da metodologia de focus groups, que foi aplicada nas cinco regiões do país e envolveu cerca de 100 pessoas durante quatro meses de trabalho. A pesquisa qualitativa reúne informações que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados como sobre os lugares ainda pouco explorados.

“Na metodologia focus groups as pessoas falam de seus sentimentos, suas percepções e expectativas em relação à experiência turística”, explicou Luciana. Entre todos os perfis pesquisados – jovens, casais com filhos, solteiros, classes B2, B1, C e pessoas com mais de 55 anos – que viajaram nos últimos 12 meses, os sentimentos comuns de insatisfação referem-se principalmente ao alto custo das viagens, à qualidade do atendimento e à sensação de se sentir enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços.

Segundo Luciana, essas informações devem servir de alerta para os destinos e as empresas. “O cliente está acenando que está menos tolerante com essas falhas. O brasileiro tem uma grande motivação com a oferta interna, porém ainda há detalhes que precisam ser melhorados”.

Essa motivação com o próprio país também pode ser observada em todos os perfis analisados. A valorização da diversidade e pluralidade do turismo nacional e a busca pela qualidade de vida são os principais pontos em comum constatados entre os entrevistados. “Os brasileiros querem mais do que apenas uma viagem. Querem experiências e sensações exclusivas. Isso eles encontram no Brasil”, afirmou a pesquisadora.

A gestora da carteira de Turismo do Sebrae, Valéria Barros, destacou informações importantes da pesquisa. Ela detalhou que os entrevistados enxergam as regiões Norte e Nordeste como as mais ricas culturalmente e que oferecem um preço melhor. “Em contrapartida, eles narraram que nas regiões Sul e Sudeste há uma organização melhor na questão da qualidade do produto que é oferecido. Já a região Centro-Oeste é vista com vocação para o ecoturismo”.

Projeto de turismo

O estudo divulgado nesta terça-feira (10/07) integra o projeto Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, que prevê ações de capacitação em gestão, aprimoramento e qualificação na prestação de serviços para ampliar a satisfação dos consumidores.

De acordo com Valéria Barros, o projeto engloba 1,2 mil empresas em 22 estados e o Distrito Federal. “Com as informações da pesquisa, os empresários do segmento poderão traçar estratégias de melhoria e inovação em seus empreendimentos”

Para o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, com o fortalecimento da gestão das micro e pequenas empresas do segmento de serviços o Brasil vai aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o país – atualmente, são cerca de cinco milhões por ano. “Nós e o Ministério do Turismo queremos chegar a 20 milhões até o final dessa década”.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae