Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

Tecnologia traz desafios e oportunidades de inovação para a hotelaria

02/10/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O caminho para se manter no mercado é buscar se diferenciar ainda mais para atrair novos clientes e fidelizá-los

A concorrência no segmento da hotelaria está cada vez maior, assim como a dificuldade de atrair e manter clientes. Os desafios cresceram ainda mais com a chegada da economia compartilhada, novo entrante no segmento, que oferece uma resposta diferente para a hospedagem.

O caminho para se manter no mercado é buscar se diferenciar ainda mais para atrair novos clientes e fidelizá-los. As inovações tecnológicas estão contribuindo neste sentido, trazendo soluções para melhorar a experiência de consumo, como novas alternativas para a abertura do quarto, novas formas para melhorar o atendimento etc. Segundo a Engagement Technology de 2016, as principais tecnologias que influenciam clientes na escolha do hotel são: para 91%, a oferta de wi-fi grátis, para 87%, o acesso a fotos, vídeos, comentários e avaliações, assim como a facilidade em fazer reservas on-line.
Quando analisa-se a idade dos hóspedes, o valor percebido por cada tecnologia se altera, conforme quadro abaixo:

Tipo de Tecnologia  18 a 29 anos Mais de 40 anos
Fazer reservas via dispositivos móveis 69% 43%
App do hotel com recursos diversos  41% 41%
Envio de mensagem em dispositivos móveis baseado em geolocalização 50% 33%
Alta tecnologia disponível no apartamento 65% 46%

 

Fica evidente que é fundamental que o hotel conheça o perfil de seu cliente para que possa oferecer os serviços adequados a cada grupo. Assim como, conhecer qual o propósito da viagem, lazer ou trabalho, e oferecer melhores serviços aumentando sua rentabilidade.

De acordo com o estudo 6-Mega-Trends-in-Hotel-Technology preparado pela Hospitality Technology Magazine, 60% dos principais lançamentos de tecnologia para a hotelaria nos Estados Unidos em 2016 tiveram um componente móvel, como reservas via aplicativo, check-in online e chave móvel. O estudo revela que 84% dos hotéis americanos pretendem ter estas tecnologias nos próximos 18 meses.
A tecnologia também proporciona a oportunidade de interagir com o hóspede antes, durante e após a viagem, possibilitando programar demandas e serviços, assim como gerir melhor os custos e programar o staff.

Outra tendência importante é a gestão das informações e da experiência do hóspede. A grande maioria dos hotéis acumula dados e não faz nada com eles. Para atender às necessidades do hotel do futuro, os dados básicos devem ser processados com os dados obtidos por meio dos dispositivos móveis, gerando informações integradas. É desta forma que será possível personalizar o atendimento e os serviços oferecidos. Há exemplos de hotéis que aumentaram a venda de early check-in e late check-out por meio de ofertas especiais aos hóspedes. Avançando nessa questão, o hotel também poderá fazer gestão de informações comportamentais, como preferências de refeições, bebidas, com detalhes como frequência, hora e valores gastos, buscando uma visão unificada do cliente.
Esse é o caminho para a diferenciação dos serviços, agregando tecnologia, gestão de informação e alternativas criativas que resultem em clientes satisfeitos, acolhidos e fiéis.

Gostou deste artigo? Conheça outros artigos sobre o tema – Clique Aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios