Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Vivências únicas

Criatividade gerando experiências memoráveis

19/03/18
Ivane Fávero

Ivane Fávero

Presidente da Aenotur e Líder do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana

COMPARTILHE
É a interação humana que torna memorável a experiência turística. Se ela promover uma vivência, um aprendizado, uma emoção, ela se tornará significativa!

O MUNDO MUDOU

Todos já percebemos que o mundo mudou, que valores foram ressignificados. Se a forma de vida mudou, muito em função do advento da internet e do smartphone, é certo que também mudaram as pessoas e a forma como percebem o mundo e, finalmente, como fazem turismo.

MUITO DO MESMO

A oferta turística mundial se baseava na apresentação do que o destino possuía e o turista acabava por encontrar ‘“muito do mesmo”. Ou seja: apesar da riqueza cultural e ambiental, a experiência turística se pautava somente na observação desses lugares. Em alguns momentos, não se percebia a diferença de estar em uma cidade ou outra. Chegava-se em casa e não se identificava o lugar das fotos, a não ser que se buscasse ajuda em guias turísticos ou, mais atualmente, na internet.

CRIATIVIDADE NA OFERTA TURÍSTICA

Entendendo que o mundo mudou e que as pessoas estão em busca de um sentido para sua existência, alguns empreendedores passaram a utilizar a criatividade na elaboração de vivências significativas. Já havia piqueniques pelo mundo, mas o edredom florido embaixo dos parreirais foi criação da Vinícola Cristófoli. Já havia colheitas de uva, mas alguém criou a colheita ao luar. Muitos faziam pão, mas a D. Odete criou a oficina para fazer a “colombina” na Osteria Della Colombina. E assim ocorreu em muitos outros projetos onde, honrosamente, o Sebrae atuou.

MIMETISMO

“Nem tudo se cria, muito se copia”, já diz o ditado, mas isso não deve ser aplicado na oferta turística baseada na criatividade e inovação. Se o empreendedor está em busca da diferenciação, de algo que o torne especial, único, lembrado e citado, deve ser criativo e inovador e elaborar uma experiência baseada na sua cultura e natureza, no seu terroir!

QUEM É O TURISTA HOJE?

Antes, porém, é preciso conhecer o seu cliente. Uma das constatações é que boa parte vem dos grandes centros urbanos, ou seja, passa o dia em um escritório com luz fluorescente e clima artificial; sai num trânsito extenuante; chega a sua casa, que geralmente é um apartamento com vista para a janela do prédio ao lado. Aí, ele vai ao seu empreendimento e você quer enjaulá-lo novamente? Um pouco de empatia com o turista efetivo e potencial fará bem na hora de planejar a experiência que você quer ofertar. E vale buscar inspiração em outras cidades ou negócios similares. Hoje isso é possível com uma boa navegada na internet. Esteja atento e aproveite os insights. É assim que nos tornamos mais criativos e, consequentemente, é assim que o seu negócio se tornará mais competitivo no mercado turístico.

 

SAIBA MAIS

Vídeo – Inovação constante para crescer – Série Vencendo no mercado – lições da vida real

Palestra Online – Experiência de consumo. Como oferecer a melhor

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde