Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Turismo

Respeitando o meio ambiente

Cambará Eco Hotel é referência em sustentabilidade no Brasil

18/09/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Um dos objetivos para 2017 é tornar o prédio autossustentável em energia elétrica por meio da instalação de uma usina fotovoltaica e de uma central de produção de biogás.

A sustentabilidade é algo que os consumidores prestam cada vez mais atenção. Proteger e respeitar a natureza não é apenas um diferencial, mas uma obrigação para os empreendimentos atuais. O Cambará Eco Hotel se propõem a ser um modelo de turismo sustentável na região dos Campos de Cima da Serra, na cidade de Cambará do Sul. O negócio recebeu recentemente o Top Sustentabilidade do Prêmio Braztoa, oferecido pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

Muitos dos cliente do local são atraídos pela proposta sustentável e pelos atrativos naturais da região, que conta com os parques nacionais de preservação “Aparados da Serra” e “Serra Geral”. O cenário bucólico é complementado pelas numerosas cachoeiras e rios da região, além das cavalgadas e visitas a fazendas e do lago em frente ao empreendimento, que encanta os turistas.

O proprietário Emiliano Brugnera afirma que o foco do local é trabalhar na preservação do meio ambiente, por isso há um esforço para construir uma relação saudável com a comunidade e para qualificar a mão de obra sobre o tema. “Investimos muito em plantio de árvores e novas formas de gerar energia limpa. Queremos preservar esse local que é muito querido por nós”, afirma. O hotel realiza compostagem, tratamento de efluentes, separação de lixo, usa água da chuva e equipamentos solares para gerar energia.

Um dos objetivos para 2017 é tornar o prédio autossustentável em energia elétrica por meio da instalação de uma usina fotovoltaica com paineis solares e da instalação de uma central de produção de biogás para aproveitar os rejeitos orgânicos. “Estamos sempre atrás de inovação, nos destacamos por isso”, conta.

O Cambará Eco Hotel participou de diversas qualificações e treinamentos do SEBRAE RS, entre eles os específicos para fortalecimento dos parques nacionais e de desenvolvimento de produtos, além da consultoria para certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Turismo

Novo ano, novos desafios

Três dicas quentes para planejar 2018

Turismo

Tendências

As viagens de 2018

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS