Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Três empresas gaúchas conquistam a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

05/04/13

Da Redação

COMPARTILHE

Termobrás, Tecnoambi e Caminhos do Saber receberam reconhecimento na noite dessa quinta-feira, em Brasília

Da Redação

Cerimônia de entrega do Prêmio MPE Brasil (Foto: RodrigoOliveira)

Brasília – A noite dessa quinta-feira, dia 4 de abril, foi histórica para o Rio Grande do Sul. Três empresas do Estado conquistaram a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil. As empresas Termobrás (Carazinho), Caminhos do Saber (Caxias do Sul) e Tecnoambi (Caxias do Sul) foram as grandes vencedoras das categorias Indústria, Educação e Serviço, respectivamente. “Estamos extremamente orgulhosos por este resultado extraordinário das empresas gaúchas no MPE Brasil. Uma distinção que reconhece aqueles que adotam as melhores práticas de gestão e que devem servir de exemplo para outros empreendedores”, analisa o diretor-Técnico do SEBRAE/RS, Marco Antônio Kappel Ribeiro, presente na cerimônia em Brasília.

O MPE Brasil premiou empresas em oito categorias, além dos Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação – que consideram empreendimentos que tenham ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas. As vencedoras foram escolhidas entre 127 empresas que conquistaram as etapas estaduais do prêmio. Mais de 38 mil empresários preencheram um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O volume é 18% superior ao registrado em 2011, quando foram contabilizadas 32 mil organizações.

Este foi o quinto ano consecutivo que ao menos uma empresa do Rio Grande do Sul conquista a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, conforme explica a gestora da distinção pelo SEBRAE/RS, Roséli Martins da Rosa. “Há cinco anos deixamos Brasília com troféu em mãos. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós, que nos empenhamos pela excelência da gestão das micro e pequenas empresas do Estado”, afirma Roséli. As dez empresas gaúchas que venceram a etapa estadual do Prêmio participaram da solenidade em Brasília.

O MPE Brasil é uma promoção do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que busca incentivar às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, reconhecendo iniciativas de empresários que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar é preciso preencher o questionário de autoavaliação, metodologia padronizada que utiliza critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem um relatório de gestão, com pontos fortes e oportunidades de melhoria.

 

Conheça um pouco da história das empresas gaúchas premiadas:

Tecnoambi
A empresa Tecnoambi, de Caixas do Sul (RS), presta serviços de consultoria ambiental e química. Especializada em licenciamento e consultoria ambiental, projetos e assessoria em processos químicos e ambientais, a Tecnoambi atua também na área de sistemas de gestão baseados na NBR ISO 14001, treinamentos e cursos. Desde 2003, realiza projetos para organizações preocupadas em preservar a natureza e garantir a qualidade de vida das futuras gerações.

Com trabalhos baseados em rígidos critérios de qualidade, bem como em normas e legislações nacionais e internacionais, seus gestores buscam sempre a melhoria dos processos industriais, o uso racional dos recursos naturais e a adequação as exigências da legislação ambiental. Os serviços são desenvolvidos por um grupo multidisciplinar altamente qualificado em segmentos da área, como engenharia, geologia, biologia, minas e outros.

Desde 2010, a Tecnoambi participa do projeto Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Regional Serra.

Grupo Educacional Caminhos do Saber
O Grupo Educacional Caminhos do Saber, de Caixas do Sul (RS), iniciou a obra de um prédio ecologicamente correto em 2012 para as séries finais do ensino fundamental e médio. Sempre investindo na equipe e valorizando suas competências, a escola oferece educação de qualidade com currículo diferenciado, participando de projetos sociais e atuando ativamente na comunidade. A equipe soma hoje 135 pessoas e o grupo conta com mais de mil alunos.

Termobrás
Há mais de 25 anos produzindo lençóis térmicos e atendendo em todo o Brasil e países do Mercosul, a Termobrás vem consolidando cada vez mais a sua marca. Vencedora na categoria Indústria, é a única fábrica certificada pelas Normas Internacionais da ISO 9001 na América Latina. A partir de uma visão eficiente de seus gestores, agrega qualidade, praticidade e uso de novas tecnologias a seus produtos, garantindo conforto, baixo consumo de energia e maior qualidade de vida aos clientes — com segurança atestada pelo Selo de Certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Por meio de um Sistema de Gestão da Qualidade, certificado há mais de dez anos com processos plenamente controlados e com práticas rumo à excelência, a Termobrás destaca-se ainda pela capacidade do time. Comprometidos, seus colaboradores criam o ambiente perfeito para a empresa continuar na vanguarda, destacando-se no seu segmento. Com esse espírito de equipe, a Termobrás caminha rumo à excelência, comprovada pelo histórico de qualidade e satisfação dos clientes.

 

Confira a lista de todas as vencedoras nacionais:
• Destaque em Responsabilidade Social – CBC Ambiental (SP)
• Destaque em Inovação – Oníria Produtora de Software (PR)
• Categoria Turismo: Hotel Villa Oeste (RN)
• Categoria Serviços: Tecnoambi (RS)
• Categoria Serviços de Tecnologia da Informação: Bios Computadores Comércio e Assistência Técnica (SP)
• Categoria Serviços de Saúde: Laboratório de Análises Clínicas Vida (SC)
• Categoria Agronegócios: Fazenda dos Patos (MG)
• Categoria Comércio: Cheville (BA)
• Categoria Educação: Grupo Educacional Caminhos do Saber (RS)
• Categoria Indústria: Termobrás (RS)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo