Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tramandaí é reconhecida pela implementação da Lei Geral

31/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Selo será concedido pelo SEBRAE/RS nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15 horas, ao prefeito Edegar Munari Rapach

Da Redação

Tramandaí – Bons tempos para a economia da cidade. Tramandaí atinge um novo patamar de desenvolvimento com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A conquista do município será reconhecida nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15 horas, pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, com a entrega de um selo ao prefeito Edegar Munari Rapach.

A cerimônia, a ser realizada no gabinete da prefeitura, também contará com a presença do secretário de Planejamento Wagner Freitas e da Procuradora do Município, Rejane Marques. Pelo SEBRAE/RS participam ainda o gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado, a gerente da Regional Metropolitana, Ana Cláudia Fagundes Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas, Paula Nicolini.

Responsável pelo acompanhamento da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas na cidade, Paula destaca a realização de licitações exclusivas que reservam quase 60% das compras para micro e pequenas empresas como um dos principais feitos da cidade. “O município também mantém o IPTU com a alíquota residencial para o MEI que trabalha em casa, realiza a baixa de empresas mesmo que elas possuam dívidas e o alvará é emitido em no máximo um dia”, enumera a técnica.

O secretário de Planejamento de Tramandaí, Wagner Freitas, conta que uma das características da cidade é a prevalência de empresas de menor porte. São 1.525 Microempreendedores Individuais, 1.858 microempresas, 213 pequenas empresas e apenas 15 empreendimentos de médio e grande porte. “Antes, os empresários tinham receio de participar de licitações por achar que só as grandes tinham chance. Agora já realizamos oito concorrências que privilegiam as micro e pequenas empresas”, relata. O novo modelo de edital, adotado desde agosto do ano passado, está transformando a economia da cidade. “O recurso fica no próprio município. O principal ganho é fomentar o desenvolvimento local. As empresas crescem e a cidade ganha”, observa Freitas.

Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios