Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tramandaí adere à Redesimples e prepara capacitação para contadores

10/06/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento sobre o novo sistema para desburocratizar o processo de abertura de empresas será realizado na Sala dos Conselhos

Da Redação

Tramandaí – O município entrou para o time dos que estimulam o empreendedorismo. Tramandaí oficializou, no dia 9 de junho, a integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIMPLES. O sistema será colocado em prática a partir da próxima semana e, no dia 14, será promovida uma capacitação para mobilizar os contadores da cidade para a novidade. O evento será realizado às 17h na Sala dos Conselhos, ao lado da Prefeitura, na Avenida das Igrejas, 346, no Centro. Informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3684-9000.

A implementação da REDESIMPLES é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal, SEBRAE/RS e Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul. O prefeito Edegar Munari Rapach agradeceu a parceria e destacou a possibilidade de novas empresas se interessarem em se instalar na cidade, em função da agilidade nos processos. Para o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Wagner Freitas, o novo sistema vem em boa hora. “Com a crise, incentivar o empreendedorismo é uma forma de reconquistar receita e tornar o município mais atrativo para os negócios”, observou.

Além de agilizar processos, já que a abertura de empresas será feita em até cinco dias úteis, contra os cerca de 30 dias necessários anteriormente, o sistema também será mais econômico. “Antes era necessário passar por várias secretarias e órgãos e pagar uma taxa em cada uma dessas etapas. Agora será apenas uma única taxa para dar entrada em toda a documentação em um único local na Prefeitura”, compara Freitas.

Outro ganho para o município deve vir em breve a partir da Junta Comercial do Estado. O presidente da Jucergs, Paulo Roberto Kopschina, revelou durante o evento que a intenção é transformar o atual escritório em um posto da Junta para melhor atendimento à comunidade.

Com a implementação da REDESIMPLES, Tramandaí se junta aos municípios de Torres, Santo Antônio da Patrulha e Pinhal, que também adotaram o sistema no Litoral Norte. O lançamento na cidade contou com a participação do gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, e com o técnico da entidade, Luciano Francisco Silveira Silva. A gestora de políticas públicas do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, que também acompanhou o processo, destaca que a cidade avançou em um bom ritmo graças à conscientização sobre a importância do empreendedorismo por parte dos gestores públicos. “Agora é a vez da mobilização dos contadores, no dia 14 de junho, para concentrar todos os procedimentos de abertura de empresas na Prefeitura Municipal”, convida.

Entenda a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente