Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Torres oficializa adesão à Redesimples e inaugura Sala do Empreendedor

18/05/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento será realizado na sexta-feira, 20 de maio, às 14h30, no Centro Administrativo do município

Da Redação

Adesão à Redesimples facilitará a abertura de empresas em Torres (Foto: Divulgação)

Torres – Mais agilidade e menos burocracia para os empreendedores do município. A inauguração da Sala do Empreendedor e a integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples representam um importante passo para o desenvolvimento de Torres. O marco para esse novo momento da cidade será dado nesta sexta-feira, 20 de maio, às 14h30, no Centro Administrativo, localizado na Rua José Apicoral, 97, no Antigo Hotel Beira Mar.

O evento contará com a presença da prefeita Nílvia Pinto Pereira, de secretários municipais, de vereadores e de representantes do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Estado do Rio Grande Sul, que são parceiros na implementação da REDESIMPLES no Estado.

A técnica de Políticas Públicas das Regionais Metropolitana e Vale dos Sinos do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, destaca o comprometimento do município em estimular o empreendedorismo. “Desde 2014, trabalhamos junto com os gestores públicos de Torres com iniciativas como a aprovação e a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Agora é a vez de colocar em andamento a Redesimples e a Sala do Empreendedor”, destaca.

O novo espaço vai funcionar no térreo do Centro Administrativo e estará preparado para atender a demanda dos novos empresários e também daqueles que desejam obter informações e orientações para tocar seus negócios. “Um dos diferenciais do local será um totem cedido pelo SEBRAE/RS, onde o próprio microempreendedor individual (MEI) poderá fazer seu atendimento e emitir guias de pagamento”, relata Paula.

A agente de desenvolvimento do município, Valdéria Maria da Silva, conta que os avanços já podem ser percebidos pela comunidade. “A Redesimples, por exemplo, está em operação e encaminhamos mais de cem solicitações de abertura de empresas”, informa. Um dos benefícios do novo sistema pode ser percebido na verificação de viabilidade de localização, que chega a ser respondida em menos de 24 horas, a partir do site da Junta Comercial do Estado. Outra vantagem é que toda a documentação poderá ser encaminhada em um único local: a Sala do Empreendedor. O próximo passo é agilizar ainda mais o registro da empresa. “Antes demorava cerca de seis meses e agora já estamos mais próximos dos 30 a 40 dias”, comemora Valdéria.

Entenda a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Janeiro de 2018

Encerra amanhã o prazo para o MEI regularizar situação com a Receita Federal

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 18:45

Inscrições abertas para o projeto StartupRS Scale

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 11:21

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas