Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tendências de consumo de frutas e hortaliças

Gestores do Walmart e Agas conversaram com produtores rurais sobre produtos orgânicos e nichos de investimento

29/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Investir em produtos orgânicos passou a ser o próximo objetivo de muitos produtores rurais após a conversa com Eduardo Cidade, gerente de Relações Internacionais do Walmart Brasil e diretor da Agas, e Adilson Martins, gerente de Compras Sênior Hortifruti do Walmart Brasil. O bate-papo destacou as tendências de consumo do mercado de frutas e hortaliças e foi prestigiado por um público de produtores rurais que visitaram o Salão do Empreendedor nesta terça-feira, 29 de setembro, na Expointer. 

Produtos como orgânicos e hidropônicos estão em alta no momento (Foto: Giovani Vieira)

Segundo Martins, existe um nicho de mercado que deve ser observado e explorado. Produtos como orgânicos e hidropônicos estão em alta no momento. “É importante informar aos produtores a importância da produção orgânica e de como atender o consumidor”, ressalta. Ainda sobre o consumidor final, o gerente de Compras do Walmart lembra que é primordial que o consumidor tenha as informações e os processos do produto na embalagem.

Outra questão tratada na conversa foi os valores diferenciados desses produtos. Os motivos que levam os consumidores a pagarem mais por um produto como os orgânicos é o sabor e as características exóticas. Para os gestores, é preciso articulação para oferecer um produto de qualidade o ano inteiro. Mas Martins adverte: “Façam o seu crescimento de acordo com a produção de vocês. Não inventem. Há que existir competição entre os produtores, mas também tem de haver união na hora da produção em larga escala”, ressalta.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação