Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tecnologia e autosserviço em destaque na gastronomia

Grupo gaúcho acessa as tendências na NRA Show Chicago 2017, maior evento do segmento do mundo

23/05/17

Da Redação

COMPARTILHE

Chicago – O novo mundo da alimentação combina o resgate de itens naturais e orgânicos com o que há de mais inovador em termos de tecnologia. Essa é uma das tendências observadas pelo grupo de 13 empresários gaúchos que acompanham a delegação do SEBRAE RS à NRA Show Chicago 2017. A missão embarcou para os Estados Unidos no dia 18 de maio e retorna ao Rio Grande do Sul no dia 25. 

O coordenador estadual na Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE RS, Roger Klafke, cita uma das visitas técnicas que ilustra essa análise. “Na Farmer’s Fridge, grandes refrigeradores acondicionam saladas orgânicas fornecidas diretamente pelos produtores rurais em um espaço de autosserviço e com apenas um funcionário”, relata. Outra tendência destacada por Klafke é a expansão dos serviços de tele-entrega e das tecnologias que apoiam esse negócio. “A Oven Fresh, por exemplo, desenvolveu um forno portátil, que funciona dentro da própria bolsa do motoboy e ajuda a manter o alimento quente até chegar ao consumidor”, descreve.

A forma de pedir e de receber as encomendas também está mudando. Agnicayana Posser, da Baitakão Restaurante e Lancheria, de Caxias do Sul, acompanhou uma palestra na NRA e conta o que vem por aí nesse segmento. “Nos Estados Unidos, uma em cada cinco pessoas gostaria de fazer pedidos de forma eletrônica, mas sem perder o toque pessoal, como uma solicitação por voz”, cita. “A utilização de drones para fazer a entrega dos produtos aos clientes é outra novidade, uma solução que já encontra receptividade no mercado norte-americano”, observa a empresária.

A tecnologia também pode trazer inovação e facilidades para um segmento em ascensão no Brasil, e especialmente no Rio Grande do Sul: o das cervejas e cervejarias artesanais. Ricardo Zanona, da Cantina BZ, de Porto Alegre, acompanhou a demonstração de uma nova forma de servir chope. “O sistema enche o copo de baixo para cima, a partir de uma espécie de diafragma de silicone e o cliente pode informar a quantidade exata que deseja. A solução ainda permite o pagamento em cartão, com autosserviço, como ocorre com as máquinas de café”, explica o empresário. O modelo pode ser uma alternativa para dar mais agilidade ao serviço de bares e restaurantes, sem riscos para o pagamento da bebida.

A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional