Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Técnicas de construção civil sustentáveis são apresentadas no Salão do Empreendedor

11/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento foi promovido pela URI, SEBRAE/RS e empresa Ecocasa

Da Redação

Oficina de Maquetes no Salão do Empreendedor (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – Uma parceria entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e a empresa Ecocasa, de Erechim, quer formar um profissional de engenharia civil mais preocupado com as questões socioambientais e mais aberto às novas técnicas e possibilidades de construções ecológicas. Nesta quarta-feira, 11 de novembro, o Salão do Empreendedor promoveu a Oficina de Maquetes e Construções Sustentáveis, iniciativa da URI e do SEBRAE/RS.

Cerca de 20 estudantes de Engenharia Civil do município participaram da ação que contou com três técnicas disponíveis no mercado. A primeira utilizou tijolos ecológicos compostos somente de terra, água e areia com encaixes semelhantes ao lego e assentados com um tipo especial de cola. “Esses tijolos têm apenas dois grandes furos, por onde passam os fios elétricos e as estruturas de ferro que dão sustentação à construção”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da URI, Gilson Paz Soares. Segundo o professor, a utilização destes tijolos deixa a construção de uma casa 30% mais barata, podendo chegar a 60% se o pedreiro for o próprio dono.

A segunda técnica simulou a construção da base dos telhados verdes, inclusive podendo sustentar uma tubulação para a coleta de água da chuva, e a última dinâmica realizada foi a Mosaico, que é o reaproveitamento de restos de cerâmica para aplicação em mesas, paredes e pisos. “Além de dar um destino correto ao que viraria lixo, pode deixar a construção ainda mais bonita”, acrescentou.

De acordo com Paz Soares, essa parceria da URI com a Ecocasa, empresa especializada em tecnologias ambientais, é antiga e quer formar um profissional e futuros empreendedores mais abertos a utilização destas técnicas que são viáveis, seguras, econômicas e ecologicamente corretas. “Estes conhecimentos que estamos trazendo para o meio acadêmico podem ser diferencias para este alunos que amanhã estarão no mercado de trabalho ou abrindo suas próprias empresas”, concluiu.

Salão do Empreendedor

Todas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae