Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tapes já está na REDESIM

10/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cerimônia de adesão ao sistema que desburocratiza a abertura de empresas ocorreu dia 8 de dezembro, no Sindicato Rural

Da Redação

O Secretário Estadual e Conselheiro do SEBRAE/RS Fábio Branco participou da cerimônia em Taples (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Tapes – A implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) dá um novo impulso para a economia local. A oficialização à iniciativa ocorreu no dia 8 de dezembro no Sindicato Rural (Avenida Assis Brasil, 280). A solenidade contou com a presença do prefeito Silvio Rafaeli, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, do vice-presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Itatir Amauri Flores, da gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro, representantes da Associação Comercial, secretários municipais e empresários.

Em todo o Estado, o SEBRAE/RS e a Jucergs são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. O técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS Fabrício Sanches Burkert destaca que o município já está pronto para trabalhar com a REDESIM. “Foi realizado um workshop para detalhamento da metodologia, bem como uma parceria com a Junta Comercial de Camaquã, pois Tapes não conta com escritório”, explica.

Para Burkert, o impacto dessa iniciativa será muito positivo. “Teremos uma grande redução na burocracia para abertura de empresas. Os documentos terão entrada única, facilitando para o empreendedor”, afirma. O agente nomeado pela prefeitura, Paulo Emílio, participou da solenidade, e detalha que o pedido para abertura de um novo negócio ocorrerá na Sala do Empreendedor, que fica na prefeitura municipal. “Primeiro será verificada a disponibilidade para a empresa poder ser registrada, e assim teremos a relação de documentos necessários”, disse.

Paulo Emílio reconhece a importância da REDESIM para o município. “Vai ser um grande estímulo para o empreendedorismo, pois diante da burocracia que era antes, muita gente optava por permanecer na informalidade”, conta. Segundo ele, uma empresa devidamente registrada gera emprego e renda, e arrecadação municipal. “Todo mundo ganha”, finaliza.

Além de Tapes, municípios como Campo Bom, Marau, Cruz Alta, Garibaldi, Lajeado, Guaíba, Nova Santa Rita, São Marcos, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Estrela, Gramado, Erechim, Camaquã, Ivoti, Horizontina, Santa Rosa, Ijuí, Canela, Santiago, São Francisco de Assis, Alegrete, Venâncio Aires, Encantado, Bento Gonçalves e Getúlio Vargas também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.

A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae