Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tapes é exemplo de desburocratização

16/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Prefeito Silvio Rafaeli recebe placa comemorativa no dia 23 de abril, às 11 horas

Da Redação

Tapes está localizado na região Sul do Estado (Foto: SEBRAE/RS)

Tapes – A receita do desenvolvimento econômico da cidade está no apoio às micro e pequenas empresas. Tapes investiu nessa fórmula e se transformou em um caso de sucesso em desburocratização no Estado. Por essa atuação diferenciada, o prefeito Silvio Luiz da Silva Rafaeli vai receber placa comemorativa do diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e do diretor Técnico, Ayrton Pinto Ramos. A entrega será feita na quinta-feira, 23 de abril, às 11 horas, na sede da prefeitura municipal (Rua Coronel Pacheco, 198, Centro).

A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, destaca que Tapes é um case de sucesso em desburocratização entre os municípios gaúchos que participam do ranking por terem implementado a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A cidade apresentou uma série de evidências e lidera nesse critério. “O município identificou os processos de atendimento de Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas e também promoveu a desburocratização para a formalização dos empreendedores”, aponta Rosani. Tapes ainda colocou em práticas ações de desenvolvimento para estimular novos segmentos e diversificar a economia.

A cidade tem 16,7 mil habitantes pelo último censo do IBGE e registra mais de 1,2 empresas, a maioria, 687, são MEIs. E quer mais. “O município tinha dificuldades de atrair empresas. Agora, com a desburocratização, temos potencial para instalar pequenas indústrias espalhadas em todo o território”, avalia o prefeito Silvio Rafaeli. Um dos destaques da atuação em prol dos empresários é a Sala do Empreendedor e o trabalho do agente de desenvolvimento do município, que ajuda as empresas a sair da informalidade e estimula a qualificação, por meio de ações realizadas em parceria com o SEBRAE/RS.

O prefeito também se orgulha de que 85% das microempresas de Tapes estão em plena atividade. Há ainda uma oportunidade para expandir o empreendedorismo na região. “Mais de 90% dos municípios gaúchos são agrícolas e, por isso, estamos trabalhando para a criação do MEI Rural em todo Brasil”, conclui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae