Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tapes é destaque em desburocratização

23/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Prefeito Silvio Rafaeli recebeu placa comemorativa do SEBRAE/RS

Da Redação

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS (terceiro à esq.) entregou o reconhecimento ao prefeito municipal (Foto: Junior de Farias)

Tapes – “Nosso município é pequeno, fica difícil atrair empresas, por isso é tão importante apoiarmos os pequenos negócios. E o SEBRAE nos possibilita fazer esse trabalho”, disse, agradecido, o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, ao receber a homenagem do SEBRAE/RS. A placa comemorativa foi entregue pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, diretor Técnico Ayrton Pinto Ramos e pelo diretor de Administração e Finanças Carlos Schütz. A receita do desenvolvimento econômico da cidade está no apoio às micro e pequenas empresas. Tapes investiu nessa fórmula e se transformou em um caso de sucesso em desburocratização no Estado.

Fialho destacou a importância das ações realizadas pelo município e principalmente a força dos empreendedores tapenses. “Ter uma empresa em um País como o nosso é um grande desafio. Temos muito orgulho de participar dessa instituição que trabalha para simplificar a vida dos pequenos e lutar por eles. E os empreendedores estão em todos os lugares, inclusive no setor público, como e o caso do prefeito Rafaeli”, declarou o superintendente do SEBRAE/RS.

Um exemplo do sucesso da parceria da instituição e o município é a Sala do Empreendedor, que funciona ao lado da prefeitura de Tapes. “Estamos há mais de um ano administrando o Camping Recanto da Lagoa, que é concessão municipal, e a nossa antena, ou seja, todo o apoio que precisávamos veio através da Sala do Empreendedor” revelou a proprietária do negócio, Marivone Paiva Dorneles.

Diretores executivos do SEBRAE/RS conheceram a Sala do Empreendedor de Tapes (Foto: Junior de Farias) A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, destaca que Tapes é um case de sucesso em desburocratização entre os municípios gaúchos que participam do ranking por terem implementado a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A cidade apresentou uma série de evidências e lidera nesse critério. “O município identificou os processos de atendimento de Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas e também promoveu a desburocratização para a formalização dos empreendedores”, aponta Rosani. Tapes ainda colocou em práticas ações de desenvolvimento para estimular novos segmentos e diversificar a economia.

A cidade tem 16,7 mil habitantes pelo último censo do IBGE e registra mais de 1,2 empresas, a maioria, 687, são MEIs. E quer mais. “O município tinha dificuldades de atrair empresas. Agora, com a desburocratização, temos potencial para instalar pequenas indústrias espalhadas em todo o território”, avalia o prefeito Silvio Rafaeli. Outro destaque da atuação em prol dos empresários é o trabalho do agente de desenvolvimento do município, que ajuda as empresas a sair da informalidade e estimula a qualificação, por meio de ações realizadas em parceria com o SEBRAE/RS.

O prefeito também se orgulha de que 85% das microempresas de Tapes estão em plena atividade. Há ainda uma oportunidade para expandir o empreendedorismo na região.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae