Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Tapes é destaque em atendimento aos microempreendedores

25/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município tem um MEI para cada 25 habitantes

Da Redação

Município de Tapes está localizado na região Sul do RS (Foto: Divulgação)

Tapes – O desenvolvimento das cidades passa pelos microempreendedores e o município de Tapes se destaca por estimular iniciativas como a Sala do Empreendedor. O espaço, localizado junto à Prefeitura Municipal, é responsável pela efetivação de 502 MEIs. Ao todo, o município conta com 692 empresários dessa categoria, o que representa um Microempreendedor Individual (MEI) para cada 25 habitantes.

O SEBRAE/RS, parceiro da iniciativa, reconhece a evolução do município junto aos pequenos negócios. A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, informa que a cidade está entre as com menor inadimplência na contribuição da Guia DAS, que serve para o pagamento do Simples, com uma taxa de 5%. “Só em microcrédito executado pelos agentes bancários que operam com esta modalidade no município foram financiados mais de R$ 780 milhões aos empreendedores entre 2013 e 2014”, destaca.

Por trás desse mérito está também a atuação do agente de desenvolvimento Paulo Emílio Borges Silveira, nomeado para a função em 2012, e um grande entusiasta dos pequenos negócios. Mensalmente, Silveira realiza, em média, 85 atendimentos na Sala do Empreendedor. “O município também é destaque como case de sucesso na área de desburocratização para os micro e pequenos negócios”, orgulha-se Silveira, que se prepara para aperfeiçoar o atendimento aos empresários. “Em abril, vou participar de um encontro com agentes e secretários de desenvolvimento de todo o País, em Brasília. O objetivo é buscar ideias para estimular ainda mais a economia de Tapes”, conta o agente.

Sobre o MEI

O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Mais informações sobre Microempreendedor Individual podem ser obtidas no Portal do Empreendedor ou através da Central de Relacionamento SEBRAE: 0800.570.0800.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing