Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sucessão familiar: fundamental é o diálogo

02/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Debate sobre o tema foi promovido pelo Juntos Para Competir e Canal Rural

Da Redação

Representantes do Juntos para Competir e produtores rurais foram os debatedores do Fórum (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Os desafios da sucessão familiar foram discutidos nesta quarta-feira, 2 de setembro, no fórum promovido pelo Programa Juntos para Competir e Canal Rural, que teve como tema “Sucessão e Profissionalização nos Negócios Rurais Familiares”. O evento lotou o auditório da Casa RBS na Expointer 2015, em Esteio com a participação de autoridades e produtores rurais do interior do Estado.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, que acompanhou o evento, observou que cada vez mais é preciso preparar o homem do campo, especialmente as novas gerações. “O momento é muito oportuno para discutir o assunto. “As propriedades rurais contam com mais recursos do que no passado, como energia elétrica, internet e canais de televisão. Isso influencia a decisão dos jovens em permanecer ou não no interior”, disse.

O consultor Ben-Hur Xavier foi o primeiro palestrante e destacou que apenas 5% das famílias chegam à terceira geração no comando dos negócios. Ele destacou que, nos casos da primeira geração, as características comuns são a união total pelo trabalho e o reinvestimento pleno dos recursos obtidos com o negócio. Já na segunda geração, são mais comuns as crises e as brigas pelo poder. “Os pais precisam ter um diálogo aberto com os filhos sobre o assunto. O maior desafio é a profissionalização da família, mas é preciso ter um clima favorável para isso. Os filhos são herdeiros, mas nem todos são sucessores”, ressaltou.

A produtora rural Yara Suñé, de Lavras do Sul, contou sua experiência de passar por dois processos sucessórios em sua propriedade. Primeiro, com a morte do pai e depois com o falecimento da mãe. “Não tínhamos plano de gestão e passamos muitas dificuldades na primeira vez. Na segunda, como já estava trabalhando na propriedade, a transição foi mais fácil. Hoje temos regras bem claras no negócio”, disse.

Público lotou o espaço da Casa RBS para acompanhar o debate na Expointer (Foto: Fagner Almeida)

Produtor de leite no município de Travesseiro, Alexandre Becker relatou a sucessão que ocorreu em sua propriedade, que começou com seu bisavô em 1912. Atualmente, seu filho de 17 anos está se formando como técnico agropecuário e cogita recusar um convite para estudar na Alemanha para ficar no campo. “Acredito que a propriedade precisa ser gerida como em uma empresa, analisando o lucro e se é viável ou não permanecer nela”, afirmou.

O gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, enfatizou que o Programa Juntos Para Competir se envolve diretamente com o tema, possibilitando a incorporação de tecnologia, acesso aos mercados e informação. Ele também ressaltou a importância do diálogo entre pais e filhos. “É fundamental se aprofundar no assunto, pois muitas vezes os jovens não vêem os negócios da mesma maneira que os pais. É preciso planejar. Antes via a sucessão como uma mera substituição, mas é muito mais amplo que isso”.

O técnico do Senar-RS, Antônio Aguinaga, sustentou que o programa busca promover aumento na renda dos produtores, o que favorece a permanência dos jovens no campo. “O Juntos Para Competir oferece vários serviços e elementos que podem contribuir nesse processo”, declarou.

Uma das mais atentas ao debate era a jovem Aline Rosane Reitzer, filha de produtores rurais de Vera Cruz, na Serra Gaúcha. Participante de uma missão de produtores organizada pelo SEBRAE/RS à Expointer, ela disse que o fórum foi uma boa oportunidade para auxiliar na sua decisão de permanecer ou não na propriedade da família. Sua irmã mais velha é casada e mora na propriedade do marido. “Estou me formando como técnica agrícola e ainda não decidimos como vai ser a sucessão, mas os debates me deram mais subsídios”, comentou.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha