Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Startup RS destaca ideias inovadoras

22/12/16

Da Redação

COMPARTILHE

Conheça as três empresas vencedoras da 4ª turma programa do SEBRAE/RS

Tito Gusmão apresentou a Wareen para investidores no Demoday (Foto: Rennan Mager)

Porto Alegre – Desenvolvido pelo SEBRAE/RS e entidades parceiras, o programa Startup RS finalizou as atividades da 4ª turma com o reconhecimento de três empresas que mais se destacaram durante as atividades. No Demoday, 10 finalistas apresentaram seus projetos para uma banca investidora. Ao final, Warren, Triider e Adeus Rotina ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O gestor do programa pelo SEBRAE/RS, João Neto, conta que a turma teve a participação de 15 empresas selecionadas em julho de 2016. Após a conclusão, que realizou atividades de mentoria, workshops, participação em eventos de negócio e acompanhamento individual, 10 foram selecionadas para participar do Demoday. “É um evento importante para eles, em que cada uma faz uma apresentação para a banca formada por avaliadores e possíveis investidores”, disse. Para chegar ao resultado das três com maior destaque, Neto explica que 50 pontos foram resultantes da avaliação do pitch. “Na outra metade, 35 pontos resultaram do desempenho e evolução de cada uma no projeto, e os outros 15 por conta da participação nas atividades propostas”, ressalta.

O primeiro colocado foi reconhecido por um aplicativo de investimentos que tem como carcterística a facilidade do uso. Tito Gusmão, André Gusmão, Rodrigo Grundig e Marcelo Maisonnave uniram diferentes experiências para aproximar o mercado das pessoas. “Sabíamos muito sobre finanças, mas ainda era preciso desenvolver melhor questões como o marketing digital. O Startup RS auxiliou a gente a entender e aplicar essa ferramenta”, conta Tito. A ideia deu tão certo que, antes mesmo do lançamento, marcado para o dia 25 de dezembro, já existe uma lista de espera com mais de 10 mil interessados. Quando o usuário entra no site da empresa, um bate papo online constrói um perfil do futuro investidor, de forma fácil e descontraída. Independente de qual for o objetivo do cliente, o sistema auxilia apontando o melhor caminho, qual investimento e o tempo necessário.

Sócios da Triider durante o Demoday (Foto: Rennan Mager)A vontade de empreender e a experiência dos próprios fundadores foi o passo inicial para o Triider, aplicativo que reúne prestadores e interessados em contratar serviços de manutenção para a casa, o qual garantiu o segundo lugar. O usário seleciona o tipo de reparo, faz uma breve descrição e visualiza os profissionais mais próximos, com registro de avaliação e valor do serviço. Uma das sócias, Aline Murlick, conta que “a ideia começou a tomar forma em agosto de 2015. Após pesquisa e análise em serviços semelhantes no exterior desenvolvemos a modelagem do negócio”, disse.

O aplicativo foi lançado em abril de 2016. Para a empresária, ser selecionada no Startup RS representou uma troca de experiências com outros empresários e uma série de ideias que possibilitaram o aperfeiçoamento da proposta. “Lições de marketing, investimento, vendas, tudo contribuiu para a empresa”, ressalta. Hoje são 740 profissionais cadastrados e mais de 2 mil usuários. A empreendedora comemora, ainda, o aporte financeiro de dois investidores após o encerramento do programa.

Em terceiro lugar, a empresa Adeus Rotina propôs uma releitura dos serviços de assinatura literários. Preocupados com os problemas que o cotidiano muitas vezes impõem aos casais, Maicon Ribeiro Esteves e Daiane Malgarin tiveram a ideia, em 2014, de fundar um clube de assinatura erótico. “Não queríamos que nossa relação esfriasse, e passamos a buscar alternativas para isso”, conta Esteves. Os clientes recebem, mensalmente, uma caixa personalizada com produtos e conteúdo para auxiliar a esquentar a relação. Integrar o programa do SEBRAE/RS foi importante, conforme explica, para organizar melhor a proposta. “Já tinhamos o site no ar, mas precisavamos operacionalizar nosso projeto”, disse. Adeus Rotina conta com 250 assinantes, número que deverá aumentar nos próximos meses.

Premiação

A 1ª colocada participará do StartupRS Scale, além de visitas técnicas ao ecossistema de startups em São Paulo. As três empresas farão um pitch para as aceleradoras WOW, Ventiur e Fundo Criatec 2; 3 meses de pré-incubação na Raiar/PUC ou Unitec/Tecnosinos; mentoria com uma grande empresa referência no mercado de atuação da startup; e mentoria técnica e de negócio com a IBM em apoio ao IBM Global Entrepreneur Program.

O Programa Startup RS, promovido pelo SEBRAE/RS, conta com a parceria das aceleradoras WOW e VENTIUR, do Centro de Empreendimento em Informática da UFRGS, do Tecnosinos e Tecnopuc, da Semente Negócios e Seprorgs, do POA Digital, do InovaPoa, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e da Fundacity.

Inscrições abertas

Negócios digitais inovadores que tiverem interesse em participar da 5ª turma do programa Startup RS podem se candidatar até o dia 8 de janeiro de 2017 pelo site: http://sites.sebrae-rs.com.br/startups/

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae