Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Startup

Time entrosado

O que sua equipe diz sobre sua startup?

18/01/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A equipe é um dos principais pontos analisados pelos fundos de investimentos ou aceleradoras, pois o crescimento do negócio depende de um time engajado, com conhecimento e capacidade de execução

Um dos principais passos ao iniciar uma startup é definir a equipe – e quanto mais complementares forem os perfis dos profissionais, mais chances de sucesso. O ideal é que entre os sócios haja uma combinação de conhecimentos. Por exemplo: se o modelo de negócio for um aplicativo para área hospitalar, que um dos sócios seja da área de tecnologia e outro da área da saúde; isso vai garantir conhecimento específico e também no desenvolvimento da solução.

A equipe de uma startup também é um dos principais pontos analisados pelos fundos de investimentos ou aceleradoras, pois o crescimento do negócio depende de um time engajado, com conhecimento e capacidade de execução. Muitas vezes, no olhar do investidor, os colaboradores e os sócios são mais importantes do que o próprio negócio, já que o modelo pode ser mudado, mas o perfil dos empreendedores precisa estar em sintonia com o que se espera.

Um estudo realizado em 2016 sobre o Panorama das Aceleradoras de Startups no Brasil, feito por dois professores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), apontou que o principal fator para uma startup não ser selecionada por uma aceleradora é a equipe inadequada, com 93,5% das respostas, seguido por demanda ineficaz e falta de escabilidade, com 51,6% cada. Isso demonstra o quanto a formação de um time forte é importante para o crescimento de uma startup.

Outro ponto importante é o tamanho da equipe. Nesse caso, vale ressaltar que um bom time não é sinônimo de quantidade, e sim de qualidade, com experiências somadas para atingir os objetivos. No início, vale apostar em um quadro de colaboradores enxuto, que pode ajudar a estruturar o negócio por ter mais sintonia, flexibilidade, capacidade de compartilhamento e rapidez nas decisões.

 

Curtiu? Quer saber mais?  

Acesse o Curso Online – Formação de equipes como estratégia de sucesso

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Startup

Movimento que gera sinergia

Grandes empresas e startups cocriando a inovação

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS