Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Startup

Inovação

O perfil das startups gaúchas

04/01/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Maior parte das startups gaúchas está concentrada na região metropolitana de Porto Alegre, também com destaque para regiões Sul, do Sinos e da Serra

Estima-se que há em torno de 10 mil startups em atividade no Brasil, e os investimentos de capital de risco estão em acelerada expansão, crescendo a uma taxa média de 35% ao ano, de acordo com o 2° Censo Brasileiro da Indústria de Private Equity e Venture Capital.

Para entender melhor o perfil das startups gaúchas, em 2016 o Sebrae-RS, em parceria com a Semente Negócios, realizou um mapeamento das startups digitais do Estado com uma amostra de 150 empreendimentos avaliados. Para isso foi considerada como startup digital aquelas com projetos inovadores de alto potencial de crescimento que utilizam o digital como ponto central do seu modelo e que buscam se tornar um negócio real.

A maior concentração de startups no RS está na Região Metropolitana e em especial em Porto Alegre (101). Também se destacam as regiões do Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo), Serra (Caxias do Sul) e Sul (Pelotas). Essa grande concentração evidencia a necessidade de estímulo das regiões do interior do Estado.

Com relação aos tipos de negócios, 43% são SaaS (software como serviço) e 21% aplicativos. A maioria atua com o mercado B2B, representando 54% das startups. Há uma concentração de startups desenvolvendo sistemas de gestão para empresas, o que evidencia um perfil mais tradicional dos negócios. Varejo, E-commerce, Saúde e Educação são os setores de mais destaque.

Com relação ao tempo de empresa, 67% das startups têm até 2 anos e 75% dos sócios têm até 35 anos, o que demonstra um perfil bem jovem das startups e dos empreendedores. Do total de startups, 77% estão formalizadas e 58% estão faturando.

Quanto às equipes, 71% das startups têm equipes de duas a sete pessoas. Com relação ao estágio de maturidade, 84% estão entre os estágios 3 e 5 (entregar, vender e crescer), o que nos mostra dois desafios: não começar desenvolvendo e dificuldades em vender.

Em seu site www.agstartups.org.br, a Associação Gaúcha de Startups tem um cadastro constante dos atores do ecossistema e startups do RS. São 278 startups cadastradas, mais de 400 atores envolvidos, 23 incubadoras, 6 aceleradoras e 41 workspaces.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS