Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Soledade oficializa a Redesimples

30/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

O sistema de integração que desburocratiza o registro de empresas foi apresentado durante encontro na Prefeitura

Da Redação

Representantes do SEBRAE/RS, da Junta Comercial e da prefeitura apresentaram o sistema (Foto: SEBRAE/RS)

Soledade – Para agilizar o processo de abertura de empresas, o SEBRAE/RS, a Junta Comercial do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Soledade oficializaram a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples, na manhã dessa quarta-feira, dia 30 de novembro. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do vice prefeito municipal, Roberto Coletti, do técnico de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na região Planalto, Patric Strapazzon, de secretários municipais, de membros da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Contabilidade, contadores e empresários.

Patric Strapazzon explica que a implantação irá fomentar o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas e, por consequência, do município. “A simplificação para a entrada de documentos irá resultar menos burocracia e redução do tempo de liberação para alvarás, no caso de empresas de baixo risco, com emissão de, no máximo, 5 dias”, informou.

Os processos para oficializar a Redesimples em Soledade começaram no primeiro semestre de 2016. Strapazzon detalhou a importância do envolvimento de todos os setores para que o projeto saísse do papel. “Além das secretarias municipais, a atuação dos setores de fiscalização e da Junta Comercial, que esteve presente na cidade, foi fundamental para o alinhamento das propostas da Redesimples”, conta o técnico. O novo sistema foi apresentado para os presentes e também assinado um convênio de cooperação técnica entre o SEBRAE/RS e a prefeitura para atividades de capacitação na Sala do Empreendedor. “O espaço existe desde 2015 e já contava com nosso apoio. O convênio irá estreitar nosso compromisso e disponibilizar cursos e outras atividades”, ressalta.

O diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Hundertmarker, destacou que foi um momento muito especial para Soledade. “A Redesimples proporcionará um salto de qualidade, pois em tempos de crise, a agilidade na formalização é fundamental”, observou. O diretor aproveitou a ocasião para convidar os secretários de desenvolvimento a participarem do 3º encontro do Fórum de Secretários e 3º Encontro do FOPEMEPE/RS, que ocorrerá em Porto Alegre, no dia 7 de dezembro.

Sobre a REDESIMPLES
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae