Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Setor de componentes de calçados terá Selo de Sustentabilidade

25/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

O pré-lançamento aconteceu durante 4º Seminário Internacional de Design, que tem como tema “Criatividade Gerando Negócios, no Inspiramais 2013

 
Beth Matias
 
São Paulo – As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos contarão a partir do próximo ano com um incentivo a mais para a competitividade de seus negócios. O Instituto By Brasil, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), realizou nesta quarta-feira (25/07) o pré-lançamento do Selo de Sustentabilidade.
 
 
O projeto é uma parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP. Segundo a diretora do instituto, Silvana Dilly, o selo será concedido às empresas que apresentarem processos que contemplem os quatro pilares da sustentabilidade – aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
 
 
“Com a chegada ao Brasil de grandes players do mercado calçadista mundial a questão da sustentabilidade ficou muito evidenciada. As exigências das empresas estrangeiras são cada vez maiores e queremos que a cadeia produtiva do calçados responda a essa demanda”, disse Silvana.
 
 
O Selo de Sustentabilidade foi apresentado durante o 4º Seminário Internacional de Design, que tem como tema Criatividade Gerando Negócios. O seminário faz parte do Inspiramais 2013 – Salão de Design e Inovação em Componentes-, que acontece até esta quinta-feira (26), em São Paulo, e tem o apoio do Sebrae. Para a coordenadora nacional da Cadeia de Couro e Calçados do Sebrae, Anna Patrícia Barbosa, o Selo Sustentável poderá se um diferencial competitivo no mercado nacional e internacional para as micro e pequenas empresas do setor.
 
 
“As pequenas empresas precisam entender a necessidade de cada vez mais agregarem valor aos seus produtos. A sustentabilidade é uma demanda de mercado cada vez maior”, acredita. A implantação do selo começará por um projeto-piloto, do qual participarão treze empresas no segundo semestre. Segundo Silvana Dilly, a partir de janeiro de 2013, quando a iniciativa será lançada oficialmente, as 340 associadas da Assintecal poderão aderir ao projeto.
 
 
 
Pilares da sustentabilidade
 
O Selo de Sustentabilidade terá quatro categorias: branco, bronze, prata, ouro e diamante. “O selo branco será concedido a todas as empresas que aderirem ao programa”, afirmou a diretora. O Instituto by Brazil criou indicadores mínimos obrigatórios, que deverão ser respeitados a partir da segunda categoria. No aspecto econômico, por exemplo, o uso racional de matérias-primas, água e energia estão entre os mais importantes.
 
 
No ambiental, as empresas deverão substituir substâncias tóxicas, como o cromo, usado para amaciar o couro, que tem o tanino como alternativa. No aspecto social, a empresa deverá implementar programas de saúde preventiva e segurança no trabalho. Já no aspecto cultural, as exigências envolvem a preservação da cultura da empresa.
 
 
A certificação das categorias prata, ouro e diamante será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a SGS – empresa francesa de inspeção, verificação, testes e certificação com reconhecimento internacional.
 
 
Serviço:
4º Seminário Internacional de Design
Tema: Criatividade Gerando Negócios
Data: 25 e 26 de Julho
Horário: Dia 25 das 9h às 12h45; Dia 26 das 9h30 às 12h
Inscrições: Gratuitas
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing