Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário revela resultados da integração lavoura-pecuária na Região Noroeste

Evento promovido por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS será realizado no dia 23 de junho, a partir das 9h, no Salão de Atos da Unijuí

22/06/17

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto destina mesma área para o cultivo de grãos e exploração pecuária (Foto: Banco de Imagens)

Ijuí – Os sistemas integrados de produção agropecuária estão trazendo ganhos para os negócios do campo e ao meio ambiente. É a Integração Lavoura-Pecuária, um modelo de produção estimulado pelo Programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS. O tema será abordado nesta sexta-feira, 23 de junho, das 9h às 17h, no Salão de Atos da Unijuí, na Rua do Comércio, 300, Bairro Universitário, em Ijuí. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-6488. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

O 1º Seminário de Integração Lavoura-Pecuária vai apresentar os resultados de um projeto-piloto desenvolvido no Noroeste do Estado, nos municípios de Caibaté, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Joia e Santo Ângelo. “As atividades iniciaram em meados de 2015 e beneficiam 74 produtores rurais”, informa o coordenador de projetos da Gerência Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS Pedro Brites Pascotini.

O objetivo é intensificar as atividades na propriedade, a partir do desenvolvimento de duas culturas. “No verão, cultivo de grãos e, no inverno, o espaço é dedicado à exploração pecuária com pastagens cultivadas”, explica. Com a evolução da iniciativa, os ganhos já começam a ser computados. Pascotini conta que a integração lavoura-pecuária aumenta a rentabilidade para os produtores e diminui os riscos agrícolas, compensando possíveis perdas por questões climáticas. “O formato torna o sistema mais sustentável na parte econômica e ambiental, porque aumenta a produção por hectare ao ano, o que gera mais renda e, ao mesmo tempo, mitiga a geração de gases do efeito estufa e incorpora o carbono ao solo, a partir da rotação e planejamento de culturas”, detalha o coordenador.

Com os resultados alcançados no piloto, o trabalho está sendo estendido em 2017. O Projeto Integração Lavoura-Pecuária ganhará uma nova turma em outras cidades da Região Noroeste e também será aplicado nas regiões Planalto, Sul, Campanha e Fronteira Oeste. “A atividades desenvolvidas nessas quatro áreas devem alcançar 320 produtores em todo Estado”, estima.

Evento: 1º Seminário de Integração Lavoura-Pecuária
Data: 23 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: Salão de Atos da Unijuí
Endereço: Rua do Comércio, 3000 – Bairro Universitário – Ijuí
Informações e inscrições: (55) 3332-6488

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios