Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário em Pelotas aborda gestão para a gastronomia

22/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento gratuito traz o consultor Sérgio Molinari ao Sul do Estado. Atividade ocorre no dia 27 de julho, a partir das 15h, no Auditório Central da UCPel

Da Redação

Seminário de gestão gastronômica na região sul (Foto: Divulgação)

Pelotas – A tradição culinária de Pelotas e Rio Grande está ganhando um reforço de gestão. Como parte do Programa do Polo Gastronômico do Rio Grande do Sul, promovido pelo SEBRAE/RS, será realizado no dia 27 de julho, a partir das 15h, o Seminário Regional de Gestão para a Gastronomia. O evento é promovido em parceria com a Universidade Católica de Pelotas e ocorre no Auditório Central da UCPel (Rua Três de Maio, esquina Félix da Cunha). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo número 0800-570-0800. Vagas limitadas.

O coordenador estadual do programa pelo SEBRAE/RS, Roger Klafke, conta que a iniciativa foi criada 2006, com o objetivo de estimular o aprimoramento da gestão de bares, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos de Porto Alegre e cidades próximas. “Este ano, o projeto foi estendido para atender seis regiões do Estado: Vale dos Sinos, Serra Gaúcha, Centro, Sul, Planalto e Região Metropolitana”, detalha. Cada um desses locais vai receber uma edição do seminário regional com ênfase na gestão para gastronomia.

Na Região Sul, o projeto começou no início de julho, com 40 participantes, sendo 25 de Pelotas e 15 de Rio Grande. As atividades serão desenvolvidas ao longo de três anos. A gestora do projeto na região, Jussara Cruz Argoud, conta que os empresários já estão começando a participar de cursos e capacitações, mas o seminário é a primeira grande ação pública realizada como parte da programação. “O SEBRAE/RS trabalha com o projeto de turismo na região há 10 anos, mas agora teremos a oportunidade de desenvolver ações específicas para o setor de alimentação fora do lar”, conta a gestora.

Com isso, várias empresas estão migrando do projeto de turismo para o Polo Gastronômico. É o caso, por exemplo, do Restaurante Crêperie Bistro. O espaço foi criado em 1999 e conquista a população com seu cardápio requintado. Para Márcio Ávila, proprietário do estabelecimento, a criação de um projeto específico para alimentação é muito positiva. “O restaurante tem particularidades, não é como uma loja normal, em que se pode fazer qualquer tipo de promoção. Envolve uma visão técnica específica e, por isso, é importante contar com um apoio especializado”, observa Ávila, que apresentará o case de sua empresa durante o seminário, como um dos empreendimentos inovadores do setor.

Além de apresentar o Projeto Alimentação Fora do Lar da Região Sul, o evento também vai destacar uma das principais referências no varejo de alimentos do País. O consultor Sérgio Molinari vai abordar o tema “Transformando Crise em Oportunidades”. Molinari é formado em administração pela PUC-SP, especialista em alimentos, com ênfase no foodservice no varejo alimentar. Sócio-fundador da Food Consulting, o consultor também é criador e professor do curso sobre Foodservice na ESPM.

Confira a programação completa do seminário:

15h – Credenciamento
15h30 – Abertura oficial
15h45 – Talk Show “Empreendimentos Inovadores na Alimentação Fora do Lar”

Painelistas:

Márcio Ávila – Proprietário do Restaurante Crepêrie Bistro
Raul Garré – Sócio-proprietário da Galeria de Arte, Restaurante Latino-Americano, Cervejaria Madre Mia
Mediador: Daniel Rodrigues – Proprietário do Restaurante Trem Bão
16h30 – Talk Show “Tradição no Ramo de Alimentação Fora do Lar”
Painelistas:
Juliana Suanes e Leandro Suanes – Proprietários do Circulus Lanches
Adriano Funk – Sócio-Proprietário do Restaurante e Churrascaria Cruz de Malta
Mediador: Wagner Halmenschlager – Coordenador do Curso de Gastronomia da UFPEL
17h – Talk Show “Chefs Empreendedores: Tendências, Oportunidades e as Novidades no Mercado de Gastronomia”

Painelistas:

Jorge Curi – Chef do Galeria de Arte, Restaurante Latino-Americano e Cervejaria Madre Mia
Brayam Chaplin – Chef da Boulangerie Fabres Pães Especiais
Mediador: Roger Klafke – Coordenador Estadual de Projetos de Alimentação Fora do Lar do SEBRAE/RS
17h30 – Tranformando Crise em Oportunidades – Sérgio Molinari
18h30 – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios