Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário destaca iniciativas para o turismo rural na Costa Doce

07/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

A 6ª edição do evento, idealizado pelo SEBRAE/RS e parceiros, ocorre no dia 8 de outubro, em Pelotas

Da Redação

Pelotas – Aproximar empresários e entidades para estimular o desenvolvimento é o objetivo do 6º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce, que tem como tema “Turismo Rural Regiões Costa Doce/Pampa/Campanha”. O evento, que ocorre no dia 8 de outubro no Salão Nobre da Associação Rural (Avenida Fernando Osório, 1754, Pelotas), vai destacar iniciativas destinadas ao segmento e apresentar cases de empreendedores de sucesso. O seminário integra a programação da 89ª Expofeira de Pelotas, que ocorre até o dia 12 de outubro. Mais informações pelo telefone (53) 3225-0541.

O seminário é uma iniciativa do SEBRAE/RS em parceria com a Associação Brasileira de Turismo Rural do Rio Grande do Sul, Associação Cavaleiros da Costa Doce, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Pelotas, e conta com apoio da Associação Rural de Pelotas, AD Costa Doce, curso de hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Associação Pampa Gaúcho de Turismo e Embrapa.

Após cinco edições, o seminário, direcionado para um dos segmentos de turismo que tem ganhado cada vez mais destaque, consolida-se entre as iniciativas para esse desenvolvimento. Conforme explica a gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro, “a ideia é estimular o setor em cadeia, ou seja, não apenas os pontos turísticos para visitação, mas também unir o agronegócio e seus produtos e serviços”, conta, destacando o fato de que muitos empresários envolvidos nos projetos coletivos da entidade desenvolvem produção rural.

A programação de 2015 destaca atividades como a palestra com a presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural de São Paulo (Idestur-SP), Andreia Roque, com o tema “Estratégias para um novo turismo rural do século XXI: formalização, mercado e produtos com denominação de origem”. Durante o evento, serão apresentados roteiros, entre eles o Morro de Amores, implantado na cidade de Morro Alto, cases de sucesso e degustação de produtos.

“O maior ganho que o seminário proporciona é o fortalecimento da cadeia e a criação de novos negócios. Vimos muitas empresas crescerem ou nascerem durante esses anos”, finaliza a gerente Rosâni.

Programação 6º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce

  • 8h30 às 9h30 – Credenciamento
  • 9h30- Abertura oficial
  • 10h – Painel Empreendedorismo Rural – Café Paiol/Sítio Sonho Meu//Sítio Beija Flor/Roteiro Primavera das Palmas
  • 11h – Palestra Associação Pampa Gaúcho de Turismo – A governança da região turística do Pampa
  • 12h – Degustação – Seronni & Lazzarotto (Vinhos Finos e Espumantes – Produtos Típicos da Região Costa Doce)
  • 12h30 – Almoço
  • 14h – Palestra: Estratégias para um novo turismo rural do século XXI: formalização, mercado e produtos com denominação de origem, com Andreia Roque 
  • 15h30 – VITRINE: Rota dos Butiazais – Estudo Embrapa, com Rosa Lia Barbieri (Pesquisadora – EMBRAPA Clima Temperado – Pelotas/RS)
  • 16h30 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios