Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário de Educação Empreendedora aborda Conhecimento Colaborativo

19/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento ocorre dia 27 de setembro, na Feira do Empreendedor, em Porto Alegre  

 
Da Redação
 
Porto Alegre – A 4ª edição do Seminário de Educação Empreendedora trará duas personalidades para debater e apresentar experiências de sucesso na gestão do conhecimento: Mário Sérgio Cortella (filósofo e professor) e Oona Castro (consultora da Wikimedia Foundation no Brasil). Nesta edição, o evento será realizado na Feira do Empreendedor 2012, dia 27 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, das 15h às 18h. As inscrições podem ser realizadas no site da feira: www.feiradoempreendedor-rs.com.br. 
 
No evento que tratará sobre o Conhecimento Colaborativo – Um Desafio para a Educação – são aguardados 500 professores de todo o Rio Grande do Sul. Às 15h, Mário Cortella trará para o debate o tema “Competências Coletivas”. Segundo o filósofo, até algum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual. “Agora, tendo em vista a interdependência existente, por exemplo, no Mundo do Trabalho, é preciso pensar que a minha competência acaba quando acaba a do outro; em outras palavras, em um grupo, equipe ou organização, se alguém perde ou diminui a sua competência, todos no grupo a perdem ou diminuem”, coloca. 
 
Às 16h30min, a consultora da Wikimedia Foundation no Brasil, Oona Castro, inicia sua palestra: Wikipédia e Educação: uma via de mão dupla? Oona vai explorar possibilidades de como a Wikipédia pode contribuir para o acesso à informação e a recursos educacionais e como os professores e estudantes podem contribuir para uma Wikipédia melhor. “Imagine um mundo em que todo ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento. Com esse objetivo que a Wikimedia Foundation e voluntários espalhados por todo o mundo constroem as Wikipédias existentes hoje em quase 300 línguas”, acrescenta Oona Castro. 
 
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, além de ser uma ferramenta de preparação para a vida, de formação profissional ou ocupação funcional, a escola é um lugar onde os estudantes criam referências, aprendem, partilham e lapidam a capacidade de construção da sociedade do futuro. “Por isso da importância de preparar principalmente os professores, referências diretas dos alunos, para uma construção conjunta do conhecimento no ambiente escolar”, destaca.
 
 
Seminário de Educação Empreendedora 2012 – 4ª Edição
 
Programação
 
14h00min – Credenciamento 
15h00min – Palestra: Gestão do Conhecimento: um desafio necessário
Educação, conhecimento e competência coletiva
 
Palestrante: Mário Sérgio Cortella – filósofo e professor
 
16h30min – Palestra: Wikipédia e Educação: uma via de mão dupla?
 
Palestrante: Oona Castro – consultora da Wikimedia Foundation no Brasil
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias