Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Semana do MEI conquista Passo Fundo

15/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedores buscam atendimento no estande do SEBRAE/RS, na Praça da Mãe, e várias atividades mobilizam a cidade

Da Redação

Autoridades e gerentes do SEBRAE/RS acompanharam a formalização de Jéssica Lucion (centro) no estande da Semana do MEI (Foto: Fagner Almeida)

Passo Fundo – Um novo ciclo de empreendedorismo deve nascer a partir da 7ª Semana do MEI, promovida pelo SEBRAE/RS. Empresários já estabelecidos e potenciais empreendedores estão movimentando o estande na Praça da Mãe, em frente ao Colégio Fagundes dos Reis, em Passo Fundo, para participar de palestras, buscar orientações e até para dar o primeiro passo rumo à formalização de seu negócio. O espaço estará disponível até este sábado, 18 de abril, das 9h às 18h.

A gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Maria da Silva Meyer, está satisfeita com a receptividade da iniciativa. Até o momento foram cerca de 230 atendimentos. Os empresários também participam de palestras sobre empreendedorismo e de parceiros, como o Corpo de Bombeiros. Grande parte busca orientações e formalizações. “Vamos ter muitas empresas formalizadas, acima da expectativa. Apenas em dois dias, passamos de 70 formalizações, número que ocorre em uma semana normal de trabalho na unidade do SEBRAE”, compara Maria.

A Semana do MEI é uma oportunidade para pessoas como Jéssica Lucion, de 20 anos. A jovem trabalha como manicure na própria casa desde os 14 anos e encontrou no estande do SEBRAE/RS em Passo Fundo uma oportunidade de dar um novo passo na sua carreira. “Há muito tempo eu queria me formalizar, mas ia adiando. Agora, com o estande ficou muito fácil. Eu participei da palestra sobre o Microempreendedor Individual e depois, em dez minutos, já saí com o documento da minha empresa”, orgulha-se. Jéssica está confiante. “Espero encontrar mais oportunidades de crescimento”, avisa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, também está otimista. “Em Passo Fundo, são mais de 5 mil MEIs. Se observarmos que cada Microempreendedor Individual pode gerar um emprego, podemos totalizar até dez mil postos de trabalho”, projeta. Além do impacto no orçamento, os empreendedores também alavancam o desenvolvimento do município. “Com as capacitações realizadas nas parcerias com o SEBRAE/RS, os MEIs podem crescer e se transformar em micros e médios”, entusiasma-se.

Outras ações

Além das atividades previstas para o Estande do SEBRAE, a semana está repleta de atividades para promover o empreendedorismo. No dia 14 de abril, foi realizado o II Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento com 22 municípios presentes e, amanhã, ocorrerá a Palestra 10 Estratégias para ter sucesso no Varejo – Tendências de Varejo Pós-NRF, no Auditório do Centro Empresarial da Faculdade IMED. Também no dia 15, será realizado o I Painel de Oportunidades e Diversificação de Negócios para a Comunidade de Santa Gema. No dia 16 de abril, será a vez o encontro de agentes do Projeto Negócio a Negócio de Passo Fundo. Nos dias 16 e 17 serão promovidas oficinas tecnológicas com temas de Design Thinking e Modelagem de Negócios, no Centro de Eventos da UPF. E no dia 17, será a vez do evento com Deb Xavier, do Jogo de Damas, com o tema Cultivando Negócios, Colhendo Resultados, evento destinado às empresárias, que também trará informações sobre o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios. Na mesma data, ocorrerá, ainda, reunião da coordenação do Programa Agentes Locais da Inovação- ALI, na sede da Regional Planalto do SEBRAE/RS.

As ações da Semana do MEI estão sendo realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde e Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, além do Corpo de Bombeiros, INSS, Programa Negócio a Negócio, agente de microcrédito, Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi. Além das entidades empresariais de Passo Fundo e instituições de Ensino, como IMED e UPF.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae