Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS ultrapassa 7 mil empresas atendidas na Região Planalto no primeiro semestre

18/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de mil novos negócios foram formalizadas no período

Da Redação

Sede do SEBRAE/RS em Passo Fundo (Foto: Eduardo Rocha)

Passo Fundo – O SEBRAE/RS consolida sua missão de impulsionar o empreendedorismo. De janeiro a junho, a entidade realizou o atendimento de mais de 7 mil empresas nas unidades de Passo Fundo e Cruz Alta e nos postos de atendimento de Tapejara, Soledade e Carazinho. Os números superam as expectativas da entidade que previa a realização de atendimento de cerca de 9.900 empresas na região do Planalto gaúcho no ano de 2015.

A gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Maria Martins da Silva Meyer, credita o sucesso ao esforço conjunto da equipe e a inúmeras ações para promover o desenvolvimento econômico e as empresas da região. Entre os destaques, está a realização da 7ª Semana do MEI, promovida em abril. “Com diversas iniciativas e importantes parcerias em Passo Fundo, conseguimos totalizar 1,2 mil atendimentos em uma única semana”, ressalta a gerente. Nesse período, foram realizadas 200 formalizações. Além disso, o Seminário Desafio do Crescimento atendeu a 379 empreendedores de diversas empresas de pequeno porte no mês de maio.

“Ao todo, de janeiro a junho, conseguimos alcançar mil novas empresas formalizadas na região. Isso é muito importante para a economia local e contribui para a missão do SEBRAE/RS”, contabiliza Maria. Nos seis primeiros meses do ano, 5.200 Microempreendedores Individuais, 1.020 microempresas e 240 empreendimentos de pequeno porte contaram com o apoio da entidade.

Por trás desses números, estão projetos de desenvolvimento como o aplicado ao segmento da beleza. Iniciado no final de abril com 85 salões e estéticas da região, o trabalho já levou 70% das participantes a implementarem alguma ferramenta de gestão. “Podemos esperar grandes melhorias nesses negócios, em um curto espaço de tempo”, avalia a gerente do SEBRAE/RS.

Outro destaque são as iniciativas realizadas em prol da indústria. A entidade apoiou a participação de 25 empresas na Expodireto e promoveu três grandes rodadas de negócios no evento com a participação de 140 empresas. “Também realizamos algumas oficinas de design thinking e modelagem de negócios para mais de 150 empreendedores e estamos preparando mais de 20 indústrias para certificação ainda este ano. Isto deve estimular a criatividade, o compartilhamento de ideias e gerar novos negócios”, acredita Maria.

O agronegócio também contou com atenção especial da equipe da Regional Planalto. Ao longo do primeiro semestre, 320 produtores rurais foram beneficiados com a adesão a três projetos. As ações alcançaram 13 municípios da região, em uma atuação do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). Entre as iniciativas estão o Projeto Pisa, que abrange a cadeia do leite em seis municípios, um projeto inédito no Estado para o segmento de grãos e o Sistema Agrofamiliares, que desponta em segmentos como bovino de corte, por exemplo.

Com resultados tão positivos, o SEBRAE/RS espera superar as expectativas para 2015. “A ideia é atender mais e melhor, de forma integrada com os parceiros regionais – instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades públicas e empresariais, lideranças regionais e contando com o apoio da imprensa”, resume a gerente Maria Meyer. Além disso, a entidade já projeta novas ações para Passo Fundo e região. “Vamos iniciar, ainda em julho, um projeto para a área de gastronomia e outro para o comércio varejista de moda e acessórios, que estão com inscrições abertas. Só essas novas propostas devem beneficiar mais de 150 empresas”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing