Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS ultrapassa 7 mil empresas atendidas na Região Planalto no primeiro semestre

18/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de mil novos negócios foram formalizadas no período

Da Redação

Sede do SEBRAE/RS em Passo Fundo (Foto: Eduardo Rocha)

Passo Fundo – O SEBRAE/RS consolida sua missão de impulsionar o empreendedorismo. De janeiro a junho, a entidade realizou o atendimento de mais de 7 mil empresas nas unidades de Passo Fundo e Cruz Alta e nos postos de atendimento de Tapejara, Soledade e Carazinho. Os números superam as expectativas da entidade que previa a realização de atendimento de cerca de 9.900 empresas na região do Planalto gaúcho no ano de 2015.

A gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Maria Martins da Silva Meyer, credita o sucesso ao esforço conjunto da equipe e a inúmeras ações para promover o desenvolvimento econômico e as empresas da região. Entre os destaques, está a realização da 7ª Semana do MEI, promovida em abril. “Com diversas iniciativas e importantes parcerias em Passo Fundo, conseguimos totalizar 1,2 mil atendimentos em uma única semana”, ressalta a gerente. Nesse período, foram realizadas 200 formalizações. Além disso, o Seminário Desafio do Crescimento atendeu a 379 empreendedores de diversas empresas de pequeno porte no mês de maio.

“Ao todo, de janeiro a junho, conseguimos alcançar mil novas empresas formalizadas na região. Isso é muito importante para a economia local e contribui para a missão do SEBRAE/RS”, contabiliza Maria. Nos seis primeiros meses do ano, 5.200 Microempreendedores Individuais, 1.020 microempresas e 240 empreendimentos de pequeno porte contaram com o apoio da entidade.

Por trás desses números, estão projetos de desenvolvimento como o aplicado ao segmento da beleza. Iniciado no final de abril com 85 salões e estéticas da região, o trabalho já levou 70% das participantes a implementarem alguma ferramenta de gestão. “Podemos esperar grandes melhorias nesses negócios, em um curto espaço de tempo”, avalia a gerente do SEBRAE/RS.

Outro destaque são as iniciativas realizadas em prol da indústria. A entidade apoiou a participação de 25 empresas na Expodireto e promoveu três grandes rodadas de negócios no evento com a participação de 140 empresas. “Também realizamos algumas oficinas de design thinking e modelagem de negócios para mais de 150 empreendedores e estamos preparando mais de 20 indústrias para certificação ainda este ano. Isto deve estimular a criatividade, o compartilhamento de ideias e gerar novos negócios”, acredita Maria.

O agronegócio também contou com atenção especial da equipe da Regional Planalto. Ao longo do primeiro semestre, 320 produtores rurais foram beneficiados com a adesão a três projetos. As ações alcançaram 13 municípios da região, em uma atuação do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). Entre as iniciativas estão o Projeto Pisa, que abrange a cadeia do leite em seis municípios, um projeto inédito no Estado para o segmento de grãos e o Sistema Agrofamiliares, que desponta em segmentos como bovino de corte, por exemplo.

Com resultados tão positivos, o SEBRAE/RS espera superar as expectativas para 2015. “A ideia é atender mais e melhor, de forma integrada com os parceiros regionais – instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades públicas e empresariais, lideranças regionais e contando com o apoio da imprensa”, resume a gerente Maria Meyer. Além disso, a entidade já projeta novas ações para Passo Fundo e região. “Vamos iniciar, ainda em julho, um projeto para a área de gastronomia e outro para o comércio varejista de moda e acessórios, que estão com inscrições abertas. Só essas novas propostas devem beneficiar mais de 150 empresas”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha