Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS realiza segunda edição do Encontro da Regional Planalto de Agentes de Desenvolvimento

07/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

O evento ocorre em Passo Fundo, no dia 14 de abril, e vai promover o debate e a troca de experiências

Da Redação

Encontro acontecerá em Passo Fundo (Foto: Divulgação)

Passo Fundo – Os Agentes de Desenvolvimento que atuam nos municípios da Região Planalto irão se encontrar para debater o trabalho realizado nas iniciativas da implementação da Lei Geral. A segunda edição do evento ocorre no dia 14 de abril, a partir das 10h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade IMED (Rua Prestes Guimarães, nº 605, Bairro Cruzeiro), em Passo Fundo. A ação integra a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) na região. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail patrics@sebrae-rs.com.br.

O Agente de Desenvolvimento, nomeado pela prefeitura, é responsável não apenas por garantir a aplicação das atividades relativas à Lei Geral, mas também é a figura que desempenha um papel importante na continuidade das atividades. Ele faz uma ponte entre o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Cerca de 30 agentes devem participar do encontro. Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na Regional Planalto Patric Cunha Strapazzon “o objetivo é fortalecer a rede de agentes, valorizar sua figura e destacar as ações realizadas pelo desenvolvimento, especialmente aqueles baseados nos benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (123/2006). Queremos, também, estimular os municípios que ainda não contam com agente de desenvolvimento nomeado a buscarem, em seus quadros, colaboradores que possam exercer essa atividade”, explica.

Durante a atividade serão apresentados quatro cases de sucesso. Os agentes dos municípios de Passo Fundo, Fontoura Xavier, Ernestina e Santa Bárbara do Sul irão expor iniciativas bem-sucedidas. Leandro Costantin, de Fontoura Xavier, conta que a Lei Geral foi criada em 2008 e implementada no município em 2013. “Antes disso, porém, eu já trabalhava no Departamento de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e me interessava por questões que estimulassem as MPEs. Quando a lei foi de fato colocada em prática já tínhamos realizado uma série de iniciativas. Então, já tínhamos a base pronta, era só formalizar”, aponta.

Constantin criou o Balcão do Empreendedor, que garante atendimento e orientação para quem deseja abrir um negócio próprio. Outro destaque do seu trabalho como agente de desenvolvimento é ter 100% do número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados pela prefeitura. “Pela Lei Geral o alvará é emitido de forma mais rápida. Em 15 minutos, o empresário tem o registro em mãos. Acontece que, às vezes, o número de registros é diferente dos encontrados nos dados da Receita Federal, mas nesse caso, 100% estão cadastrados de acordo com os dois relatórios”, destaca.

A gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Maria Meyer, ressalta a importância de continuar o trabalho realizado na primeira edição do encontro. “Queremos engajar cada vez mais os agentes nomeados, continuar estimulando as iniciativas e também auxiliar aqueles que ainda não conseguiram aplicar as ações de forma abrangente”, disse. Com relação ao ano passado, Maria comemora o fato de muitas ações terem avançado. “Os municípios realizaram capacitação, orientação, editais para compras exclusivas, entre outras questões. A prova está nesses exemplos que vamos observar no evento. O intuito é que os agentes conheçam o poder que eles têm enquanto nomeados, e o SEBRAE está aqui para ajudar nisso”, finaliza.

II Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento

Data: 14/4/2015
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade IMED (Rua Prestes Guimarães, 605, Bairro Cruzeiro – Passo Fundo/RS)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae