Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS realiza mais de 5 mil atendimentos através do Territórios da Cidadania

13/06/13

Da Redação

COMPARTILHE

Programa atende municípios com baixa dinamicidade econômica nas regiões Sul e Noroeste do Estado

Da Redação

TerritoriosdaCidadania

Com a ajuda do SEBRAE/RS, empresários, candidatos a empresários e empreendedores de 59 municípios das regiões Sul e Noroeste do Rio Grande do Sul estão sendo capacitados e melhorando a gestão de seus negócios. Os cursos, oficinas e palestras integram as ações do Programa Territórios da Cidadania, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas em ambientes menos desenvolvidos. No primeiro trimestre de 2013 foram realizados 5.248 atendimentos a 2.400 empresas nas duas regiões. Até o final deste ano, a entidade investirá R$ 1.093.613,00 através do Programa.

As ações do Territórios da Cidadania são totalmente gratuitas e abrangem desde consultorias para a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas até as soluções do atendimento individual e coletivo da grade do SEBRAE/RS. “São ações estratégicas que visam tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios” explica o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch. O Programa foi criado em 2008 pelo Governo Federal e visa estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento em localidades menos desenvolvidas.

Entre as ações do Programa no primeiro trimestre deste ano estão consultorias para o grupo de agroindústria de Turuçu desenvolver o projeto arquitetônico para a Casa da Pimenta. Posteriormente, o plano será entregue à Prefeitura para viabilização da obra. “Queremos entregar para estes empreendedores possibilidades de agregar valor aos seus produtos e de ampliar a comercialização destes, aproveitando que a cidade está em local estratégico de uma rota turística”, explica a gestora do Programa Territórios da Cidadania no Rio Grande do Sul, Tangriane Forest. Os produtos variam desde molhos e conservantes conservas até geleias a base de pimenta. Localizado na região Sul do Estado, Turuçu é conhecido com a capital nacional da pimenta vermelha.

Na região Noroeste, onde o Programa atende 34 cidades, destaque às oficinas para o grupo de artesanato do município de Três Passos. Com a ajuda do SEBRAE/RS, os artesãos estão sendo capacitados em diversos temas sobre gestão, como: plano estratégico, marketing e atendimento ao cliente. Os profissionais também participaram de cursos práticos de criação de coleção e produção no artesanato. Em Derrubadas, município onde está localizado o Salto Yucumã, a entidade está trabalhando na formação de um grupo de turismo.

Desde 2012, quando as ações do Programa Territórios da Cidadania tiveram início, 24 cidades implementaram a Lei Geral, superando desafios e conseguindo formar gestões voltadas ao desenvolvimento das pequenas empresas locais.

 

Municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania no RS:

Zona Sul (25): Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Noroeste Colonial (34): Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação