Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS realiza debate com produtores de leite

13/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

A 8ª edição do Encontro Nacional do PISA ocorre em Arroio do Meio, dia 17 de novembro, com inscrições gratuitas

Da Redação

Encontro reunirá produtores de leite (Foto: Banco de Imagens)

Arroio do Meio – O 8º Encontro Nacional do Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) vai reunir, no dia 17 de novembro, em Arroio do Meio, técnicos e produtores de leite para discutir novas iniciativas relativas ao projeto. A ferramenta foi implantada no Estado de forma pioneira em 2008 por meio do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). As atividades ocorrerão a partir das 13h, no Centro Comunitário São José de Anchieta (Rua Rui Barbosa, 2410). No dia 18 será realizado o 6º Dia de Campo PISA, às 8h, no Clube Esportivo Travesseirense (Rua 20 de Março, 85, em Travesseiro). As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo telefone (51) 3710-1697 ou pelo e-mail taisc@sebrae-rs.com.br.

A gestora do PISA pelo SEBRAE/RS, Ana Carolina Cittolin, ressalta que “o encontro tem como objetivo fortalecer cada vez mais a metodologia, discutindo aspectos que sejam relevantes ao segmento e mostrando casos de sucesso de produtores que desenvolveram atividades nesse processo”, disse. Este ano, um dos destaques é a agricultura sustentável, que terá palestra com o integrante das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO Roma).

Outro ponto importante do evento será o debate sobre a Avaliação da Sustentabilidade de Sistemas Agropecuários e Alimentares (SAFA), ferramenta de avaliação de sustentabilidade desenvolvida pela FAO. “Estamos aplicando a ferramenta desde o ano passado, então é importante que os integrantes conheçam a sua importância”, explica Ana Carolina. Em 2014, um dos temas discutidos foi sustentabilidade e o uso da água. “Focamos muito essa discussão no ano passado e conseguimos ampliar iniciativas após o evento”, destaca.

No dia seguinte ocorrerá a 6ª edição do Dia de Campo Pisa. A partir das 9h, os visitantes poderão conhecer duas propriedades no município de Travesseiro, e verificar os resultados obtidos após a aplicação da ferramenta.

Sobre o PISA

O PISA é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolvido no Estado pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Sul e do Paraná. Foi desenvolvido para debater tecnologias sobre adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Mais de 700 propriedades produtoras de leite aplicam a metodologia no Rio Grande do Sul, que se baseia em temas como sustentabilidade, organização do sistema produtivo, redução de custos, incremento de renda e integração de atividades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae