Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS promove o 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais

20/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

O objetivo do evento foi trazer tendências para o setor de microcervejarias, bem como apresentar os resultados do projeto realizado durante 2015

Da Redação

Evento foi realizado em Porto Alegre, na quinta-feira (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul foi realizado nessa quinta-feira, 19, no Hotel Continental, em Porto Alegre. O evento buscou apresentar as tendências do segmento e os resultados do primeiro ano de projeto dedicado às pequenas empresas cervejeiras, promovido do SEBRAR/RS, e lançar a edição 2016/2017.

A iniciativa foi desenvolvida para estimular um segmento ainda considerado novo no Brasil, o das cervejas artesanais. As atividades desenvolvidas desde janeiro de 2015 geraram informações para o segmento e desenvolveram ferramentas para estimular a gestão dessas empresas, que tiveram diversas oportunidades para comercializar os seus produtos. Conforme explica a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, Francine Oliveira Danigno, “reuniões mensais, rodadas de negócios e capacitações são muito importantes para que eles aprimorem cada vez mais a gestão dos seus negócios”, conta. Atualmente 44 microcervejarias são atendidas em todo o Estado.

Além da apresentação dos resultados, a programação teve cases de sucesso no segmento. As empresas Solerun, Irmãos Ferraro, Malvadeza e Brasserie 35 apresentaram a sua trajetória de sucesso. Rodrigo Ferraro conta que a sua cervejaria – a Irmãos Ferraro – foi oficializada em 2012. “Já trabalhávamos desde 2009, mas ainda não éramos profissionais. A instalação da empresa no Polo Cervejeiro Anchieta possibilitou muitos avanços”, ressalta. Este Polo reúne 11 cervejarias, que se beneficiam da proximidade para aquisição conjunta de matéria-prima, troca de informações e, recentemente, um projeto de turismo no local.

Outro destaque no seminário foi o talk show “a importância das cervejarias artesanais no turismo local” que debateu iniciativas para explorar a combinação de visitas guiadas e degustação. Participaram representantes das microcervejarias Edelbrau, Seasons, Heilige e Gram Bier. No evento também ocorreu o reconhecimento de nove empresas do projeto por meio de três categorias. “Maior pontuação no diagnóstico de competitividade MPE Brasil, maior participação no projeto e o destaque empreendedores do ano, que reconheceu os empresários que se destacaram por atividades que melhoram e consolidam o segmento cervejeiro”, antecipa a gestora Francine Oliveira Danigno.

Confira a relação dos premiados:

– Destaque Participação:
• Cervejaria Maria Santa;
• Cervejaria Babel;
• Horst & Biermann Cervejaria Artesanal

– Destaque em Gestão:
• Távola Cervejaria;
• Cervejaria Urwald

– Empreendedores do Ano:
• Cervejaria Elementum
• Cervejaria Tupiniquim
• Cervejaria Heilige

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae