Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS promove o 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais

20/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

O objetivo do evento foi trazer tendências para o setor de microcervejarias, bem como apresentar os resultados do projeto realizado durante 2015

Da Redação

Evento foi realizado em Porto Alegre, na quinta-feira (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O 2º Seminário das Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul foi realizado nessa quinta-feira, 19, no Hotel Continental, em Porto Alegre. O evento buscou apresentar as tendências do segmento e os resultados do primeiro ano de projeto dedicado às pequenas empresas cervejeiras, promovido do SEBRAR/RS, e lançar a edição 2016/2017.

A iniciativa foi desenvolvida para estimular um segmento ainda considerado novo no Brasil, o das cervejas artesanais. As atividades desenvolvidas desde janeiro de 2015 geraram informações para o segmento e desenvolveram ferramentas para estimular a gestão dessas empresas, que tiveram diversas oportunidades para comercializar os seus produtos. Conforme explica a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, Francine Oliveira Danigno, “reuniões mensais, rodadas de negócios e capacitações são muito importantes para que eles aprimorem cada vez mais a gestão dos seus negócios”, conta. Atualmente 44 microcervejarias são atendidas em todo o Estado.

Além da apresentação dos resultados, a programação teve cases de sucesso no segmento. As empresas Solerun, Irmãos Ferraro, Malvadeza e Brasserie 35 apresentaram a sua trajetória de sucesso. Rodrigo Ferraro conta que a sua cervejaria – a Irmãos Ferraro – foi oficializada em 2012. “Já trabalhávamos desde 2009, mas ainda não éramos profissionais. A instalação da empresa no Polo Cervejeiro Anchieta possibilitou muitos avanços”, ressalta. Este Polo reúne 11 cervejarias, que se beneficiam da proximidade para aquisição conjunta de matéria-prima, troca de informações e, recentemente, um projeto de turismo no local.

Outro destaque no seminário foi o talk show “a importância das cervejarias artesanais no turismo local” que debateu iniciativas para explorar a combinação de visitas guiadas e degustação. Participaram representantes das microcervejarias Edelbrau, Seasons, Heilige e Gram Bier. No evento também ocorreu o reconhecimento de nove empresas do projeto por meio de três categorias. “Maior pontuação no diagnóstico de competitividade MPE Brasil, maior participação no projeto e o destaque empreendedores do ano, que reconheceu os empresários que se destacaram por atividades que melhoram e consolidam o segmento cervejeiro”, antecipa a gestora Francine Oliveira Danigno.

Confira a relação dos premiados:

– Destaque Participação:
• Cervejaria Maria Santa;
• Cervejaria Babel;
• Horst & Biermann Cervejaria Artesanal

– Destaque em Gestão:
• Távola Cervejaria;
• Cervejaria Urwald

– Empreendedores do Ano:
• Cervejaria Elementum
• Cervejaria Tupiniquim
• Cervejaria Heilige

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação