Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS promove curso Aprender a Empreender em casa prisional

05/02/13

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa faz parte das ações do projeto Trabalho para a Vida, da Corregedoria Geral da Justiça

Da Redação

Porto Alegre – O SEBRAE/RS é parceiro do projeto Trabalho para a Vida, iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, que tem como objetivo criar condições necessárias à ressocialização pelo trabalho dos apenados e egressos do sistema prisional. Por conta disso, a entidade promove, entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março o Curso Aprender a Empreender na Fundação Patronato Lima Drummond – casa prisional que abriga apenados dos regimes aberto e semiaberto, localizada em Porto Alegre.

A carga horária será de 24 horas com aulas diárias, das 19h30min às 21h30min, na sede da Fundação Lima Drummond. Esta é a primeira ação do SEBRAE/RS através do projeto e será realizado de forma piloto. “O curso Aprender a Empreender desenvolve o comportamento empreendedor, bem como desperta e estimula conhecimentos, habilidades e valores empresariais”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

A gestora do projeto no SEBRAE/RS, Roseli Martins da Rosa, destaca a metodologia da capacitação: “é uma telenovela empresarial apresentada em 10 capítulos, cujo enredo dá leveza aos conteúdos, desperta curiosidade e evidencia as atitudes da prática empresarial, demonstrando ações importantes do dia a dia de uma empresa”.

Temas que serão abordados

Eu, o empreendedor (estabelecimento de metas), Perspectiva geral do mercado: tendências (Busca de Oportunidades e iniciativas), Público consumidor: foco no cliente (Busca de Informações), Estudo de mercado: fornecedores e concorrentes (Persuasão e rede de contados), A empresa e o mercado: marketing (Exigência de qualidade e eficiência), Resultados da empresa: Projeção (Planejamento e monitoramento sistemáticos), O caixa da empresa: fluxo de caixa (Comprometimento), Capital da empresa: capital de giro (Persistência), Viabilidade da empresa: Indicadores de desempenho (Correr Riscos Calculados) e O plano da empresa: Plano de negócio ( Independência e autoconfiança).

 

Trabalho para a Vida

Há mais de 10 anos, o projeto Trabalho para a Vida busca agregar a sociedade civil organizada, auxiliando os poderes Executivo e Judiciário a capacitar o apenado (a) ou egresso (a) para inclusão no mercado de trabalho.

A oportunidade de capacitação aos internos sempre é fundamental por tratar-se de apenados recolhidos em estabelecimento penal diferenciado, que atua sob o paradigma formulado por sua fundadora Dra. Maria Ribeiro Tavares: “Não há pessoas irrecuperáveis, mas sim métodos inadequados”, formulado por sua criadora”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios