Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae/RS promove curso Aprender a Empreender em casa prisional

05/02/13

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa faz parte das ações do projeto Trabalho para a Vida, da Corregedoria Geral da Justiça

Da Redação

Porto Alegre – O SEBRAE/RS é parceiro do projeto Trabalho para a Vida, iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, que tem como objetivo criar condições necessárias à ressocialização pelo trabalho dos apenados e egressos do sistema prisional. Por conta disso, a entidade promove, entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março o Curso Aprender a Empreender na Fundação Patronato Lima Drummond – casa prisional que abriga apenados dos regimes aberto e semiaberto, localizada em Porto Alegre.

A carga horária será de 24 horas com aulas diárias, das 19h30min às 21h30min, na sede da Fundação Lima Drummond. Esta é a primeira ação do SEBRAE/RS através do projeto e será realizado de forma piloto. “O curso Aprender a Empreender desenvolve o comportamento empreendedor, bem como desperta e estimula conhecimentos, habilidades e valores empresariais”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

A gestora do projeto no SEBRAE/RS, Roseli Martins da Rosa, destaca a metodologia da capacitação: “é uma telenovela empresarial apresentada em 10 capítulos, cujo enredo dá leveza aos conteúdos, desperta curiosidade e evidencia as atitudes da prática empresarial, demonstrando ações importantes do dia a dia de uma empresa”.

Temas que serão abordados

Eu, o empreendedor (estabelecimento de metas), Perspectiva geral do mercado: tendências (Busca de Oportunidades e iniciativas), Público consumidor: foco no cliente (Busca de Informações), Estudo de mercado: fornecedores e concorrentes (Persuasão e rede de contados), A empresa e o mercado: marketing (Exigência de qualidade e eficiência), Resultados da empresa: Projeção (Planejamento e monitoramento sistemáticos), O caixa da empresa: fluxo de caixa (Comprometimento), Capital da empresa: capital de giro (Persistência), Viabilidade da empresa: Indicadores de desempenho (Correr Riscos Calculados) e O plano da empresa: Plano de negócio ( Independência e autoconfiança).

 

Trabalho para a Vida

Há mais de 10 anos, o projeto Trabalho para a Vida busca agregar a sociedade civil organizada, auxiliando os poderes Executivo e Judiciário a capacitar o apenado (a) ou egresso (a) para inclusão no mercado de trabalho.

A oportunidade de capacitação aos internos sempre é fundamental por tratar-se de apenados recolhidos em estabelecimento penal diferenciado, que atua sob o paradigma formulado por sua fundadora Dra. Maria Ribeiro Tavares: “Não há pessoas irrecuperáveis, mas sim métodos inadequados”, formulado por sua criadora”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha