Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS participará do Dia do Patrimônio Pelotense, iniciativa de caráter educativo

13/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Prédio da instituição na cidade estará com as portas abertas para comunidade nos dias 17 e 18 de agosto

Da Redação

Prédio onde o SEBRAE/RS está instalado desde 2011 foi construído em 1854 (Foto: Laureano Bittencourt)

Pelotas – O sobrado onde funciona a sede do SEBRAE/RS em Pelotas é um dos prédios históricos que estará com as portas abertas para comunidade nos dias 17 e 18 de agosto. No período será celebrado na cidade o Dia do Patrimônio Pelotense, iniciativa de caráter educativo e festivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que pretende aprofundar o conhecimento dos cidadãos pelotenses quanto a sua memória, história e construção da identidade.

O prédio onde o SEBRAE/RS está instalado desde 2011 foi construído em 1854, para os filhos do charqueador português José Antonio Moreira – o Barão de Butuí. As visitas guiadas aos 480 metros quadrados do sobrado acontecerão das 10h às 17h. “No passeio, será possível conhecer os principais cômodos da casa e tirar fotografias com as fotos do Barão do Butuí e da sua filha Maria Angélica”, detalha a gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro. O prédio está localizado na Rua Félix da Cunha, nº 616, antiga Rua do Comércio de Pelotas.

Durante o final de semana de celebração do Dia do Patrimônio Pelotense cerca de 30 prédios históricos estarão abertos e com atividades diversas, como exposições, palestras e apresentações artísticas. Os locais que abrigam atividades estarão sinalizados por uma bandeirola de cor azul e os prédios e monumentos tombados estarão sinalizados por bandeirolas verdes (tombamento federal), vermelhas (tombamento estadual) e azuis escuros (tombamento municipal).

De acordo com a arquiteta da Secretaria da Cultura de Pelotas, Paulina Vonlaer, o Dia do Patrimônio Pelotense foi inspirado no modelo uruguaio, que transformou a data na principal festa daquele país. “A Prefeitura Municipal deu início ao movimento com o objetivo de que a população da cidade se aproprie dele e aproveite as inúmeras atrações que estarão acontecendo simultaneamente em toda a cidade”, resume.

 

Vinte anos do SEBRAE/RS em Pelotas

Além de celebrar o Dia do Patrimônio Pelotense, ao abrir as portas do seu escritório para a comunidade, o SEBRAE/RS quer comemorar os 20 anos de sua presença no município. A instalação da instituição no Sul gaúcho aconteceu em 18 de novembro de 1993, junto ao Centro das Indústrias de Pelotas. Em 2004, o SEBRAE/RS dividiu sua presença no Estado por Regionais e Pelotas passou a sediar o escritório da região Sul. A primeira sede funcionou até 2011 no Palácio do Comércio. Desde novembro de 2011 a Regional Sul ocupa o Sobrado da Família Moreira.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha