Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS participará do Dia do Patrimônio Pelotense, iniciativa de caráter educativo

13/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Prédio da instituição na cidade estará com as portas abertas para comunidade nos dias 17 e 18 de agosto

Da Redação

Prédio onde o SEBRAE/RS está instalado desde 2011 foi construído em 1854 (Foto: Laureano Bittencourt)

Pelotas – O sobrado onde funciona a sede do SEBRAE/RS em Pelotas é um dos prédios históricos que estará com as portas abertas para comunidade nos dias 17 e 18 de agosto. No período será celebrado na cidade o Dia do Patrimônio Pelotense, iniciativa de caráter educativo e festivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que pretende aprofundar o conhecimento dos cidadãos pelotenses quanto a sua memória, história e construção da identidade.

O prédio onde o SEBRAE/RS está instalado desde 2011 foi construído em 1854, para os filhos do charqueador português José Antonio Moreira – o Barão de Butuí. As visitas guiadas aos 480 metros quadrados do sobrado acontecerão das 10h às 17h. “No passeio, será possível conhecer os principais cômodos da casa e tirar fotografias com as fotos do Barão do Butuí e da sua filha Maria Angélica”, detalha a gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro. O prédio está localizado na Rua Félix da Cunha, nº 616, antiga Rua do Comércio de Pelotas.

Durante o final de semana de celebração do Dia do Patrimônio Pelotense cerca de 30 prédios históricos estarão abertos e com atividades diversas, como exposições, palestras e apresentações artísticas. Os locais que abrigam atividades estarão sinalizados por uma bandeirola de cor azul e os prédios e monumentos tombados estarão sinalizados por bandeirolas verdes (tombamento federal), vermelhas (tombamento estadual) e azuis escuros (tombamento municipal).

De acordo com a arquiteta da Secretaria da Cultura de Pelotas, Paulina Vonlaer, o Dia do Patrimônio Pelotense foi inspirado no modelo uruguaio, que transformou a data na principal festa daquele país. “A Prefeitura Municipal deu início ao movimento com o objetivo de que a população da cidade se aproprie dele e aproveite as inúmeras atrações que estarão acontecendo simultaneamente em toda a cidade”, resume.

 

Vinte anos do SEBRAE/RS em Pelotas

Além de celebrar o Dia do Patrimônio Pelotense, ao abrir as portas do seu escritório para a comunidade, o SEBRAE/RS quer comemorar os 20 anos de sua presença no município. A instalação da instituição no Sul gaúcho aconteceu em 18 de novembro de 1993, junto ao Centro das Indústrias de Pelotas. Em 2004, o SEBRAE/RS dividiu sua presença no Estado por Regionais e Pelotas passou a sediar o escritório da região Sul. A primeira sede funcionou até 2011 no Palácio do Comércio. Desde novembro de 2011 a Regional Sul ocupa o Sobrado da Família Moreira.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios