Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS leva empreendedorismo para a Unipampa

14/10/16

Da Redação

COMPARTILHE

Convênio de cooperação técnica entre as instituições ocorreu nesta sexta-feira, 14 de outubro, em Porto Alegre

Da Redação

O superintendente do SEBRAE/RS (centro) e o reitor da Unipampa (segundo à esq.) firmaram o convênio (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – Mais uma universidade gaúcha levará o tema empreendedorismo para a vida acadêmica de seus alunos. Nesta sexta-feira, 14 de outubro, o superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antônio Hansen, assinaram convênio de cooperação técnica durante reunião-almoço na sede do SEBRAE/RS, em Porto Alegre.

A assinatura marca a adesão da instituição a uma iniciativa para levar Educação Empreendedora para universidades e faculdades gaúchas. A parceria com a instituição de ensino deve beneficiar os 5.810 estudantes de graduação. “Entre os destaques do convênio, está a criação de Centros de Empreendedorismo em seis dos dez municípios com campi da Unipampa”, informa Fialho. Segundo o dirigente, na educação empreendedora não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar os muitos dilemas e desafios da sociedade. “Queremos, efetivamente, capacitá-los a construir estes caminhos por meio de ações concretas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar teoria e prática”, acrescentou.

Marco Antônio Hansen agradeceu a parceria do SEBRAE/RS e disse que a iniciativa irá contribuir com o desenvolvimento da região. “Mais do que nunca temos que ser criativos, gerando complementariedade dos recursos financeiros e naturais que já existem”. A Unipampa possui 65 cursos de graduação, em dez municípios gaúchos: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana

Além da Universidade Federal do Pampa, estão oficializando convênio de cooperação as instituições: FURG, UFRGS, PUC-RS, IMED e Feevale. “O valor total do projeto com a Unipampa corresponde a R$ 285.618,00; sendo que a instituição recebe do SEBRAE/RS 70% desse montante”, detalha a coordenadora do Projeto de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca Neves da Mota. A parceria prevê dois anos de atividades em prol da educação empreendedora.

Além da criação dos Centros de Empreendedorismo, outras iniciativas do SEBRAE/RS estarão à disposição dos acadêmicos da Unipampa, como é o caso do Desafio Universitário Empreendedor e da Disciplina de Empreendedorismo SEBRAE, suporte à inclusão de conteúdo de empreendedorismo em seminários acadêmicos, oficinas de criação de Modelos de Negócios e de criatividade, e Startup Weekend. “A intenção é levar os princípios da educação empreendedora a todas os municípios em que a universidade atua”, finaliza Derly Fialho.

Também participaram da cerimônia o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Schütz, o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, o gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, André Campos, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pedro Rebés, e o técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antônio Luiz Lopes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios