Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS lança projeto para a cadeia do plástico

08/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Regional do Vale do Sinos, Caí e Paranhana está com inscrições abertas até o final de maio

Da Redação

Cadeia produtiva do plástico será qualificada (Foto: Banco de Imagens)

São Leopoldo – Um dos segmentos econômicos que mais mobilizam pequenas indústrias, a cadeia produtiva do plástico, terá um projeto de desenvolvimento próprio a partir dos próximos meses. Trata-se de uma iniciativa do SEBRAE/RS a partir da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana e chama-se Projeto Desenvolver a Cadeia do Plástico Gaúcho. As micro e pequenas empresas ligadas às atividades de reciclagem e transformação de materiais plásticos (filme, embalagens, peças técnicas, injetados diversos, etc.) poderão participar. Serão apenas 40 vagas e as inscrições vão até o final de maio de 2015. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-2995.

Conforme o técnico da Regional do SEBRAE em São Leopoldo Junior Utzig o objetivo da proposição deste novo projeto é dispor do conhecimento e da experiência da instituição para apoiar as empresas em seu desenvolvimento através de consultorias de intervenção para melhorias nos processos produtivos, desenvolvimento de produtos, marketing, finanças, recursos humanos e estratégia. “Além das questões de gestão, que são fundamentais para qualquer negócio, as pequenas indústrias da cadeia do plástico também precisam ser auxiliadas nas demandas ambientais, de adequação às NR (Normas Regulamentadoras)”, explica Utzig.

Por outro lado, o apoio em projetos de eficiência energética podem significar diferenciais competitivos importantes, e “isso deve estar sempre em vista nos projetos de empreendedores de pequenas indústrias”, completa o técnico do SEBRAE/RS. Nesse sentido, o sócio da Sigal Injeção de Termoplásticos, de São Leopoldo, Gabriel dos Santos Pintor, reconhece que o projeto é uma oportunidade para “fazer uma lição de casa estratégica”. Ele é um dos primeiros empresários a se inscrever para as atividades que devem começar no próximo mês de junho. “O setor vive um momento bastante difícil com o cenário de mercado econômico em recessão. Porém, é um ciclo temporário e quando voltarmos a crescer precisamos estar preparados. Tenho a expectativa de rever algumas coisas na empresa, melhorar a estrutura e a gestão”, empolga-se.

A Sigal é uma microindústria com apenas cinco colaboradores. Em cinco anos de mercado, conquistou vários clientes que são outras indústrias ou empresas que comercializam objetos em plástico. “Somos uma parte da cadeia produtiva que apenas faz a injeção do plástico para a confecção do produto no molde que o cliente possui”, explica o empreendedor.

Utzig, do SEBRAE/RS, acrescenta que nas ações do projeto deverão ocorrer palestras, encontros, consultorias, capacitações e trocas de experiências entre os empresários.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae