Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS lança projeto de fruticultura na Região Norte

07/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Além da nova iniciativa, quatro municípios comemoram resultados positivos obtidos com a implantação do projeto PISA

Da Redação

Reunião na Prefeitura de Pinhal contou com a participação da gerente do SEBRAE/RS na região (Foto: SEBRAE/RS)

O Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) começou 2015 com novas frentes de atuação no agronegócio. A partir das necessidades de cada região, projetos foram estruturados para promover o desenvolvimento das propriedades rurais. É o caso de empreendedores de cinco municípios do norte do Estado que participarão de um projeto de fruticultura pelo período de três anos. Além disso, a região comemora os resultados significativos do projeto de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), operado também programa Juntos para Competir, que está no último ano de atividades.

O novo projeto, chamado Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, vai reunir 93 propriedades de Iraí, Ametista do Sul, Alpestre, Planalto e Aratiba. Conforme explica o gestor de projeto do agronegócio do SEBRAE/RS na Regional Norte, Ronaldo Dario Kloeckner, a iniciativa irá trabalhar diversos aspectos dentro e fora das propriedades. “As ações têm como objetivo aumentar a produtividade e a qualidade das frutas, acessar novos mercados e canais de comercialização, bem como elevar o grau de maturidade gerencial dessas empresas rurais”, aponta.

Kloeckner conta que o projeto foi formatado a partir de observações feitas pelas entidades parceiras do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e dos produtores. “Ele nasceu nas prioridades setoriais, e pelas características do setor, uma ação específica era necessária. Nosso objetivo é melhorar ainda mais a qualidade das frutas, facilitar o acesso ao mercado e criar a cultura da propriedade-empresa rural”, destaca. Para isso, três pilares serão desenvolvidos: inovação tecnológica, mercado e gestão. O gestor destaca, ainda, que existem diálogos com outras entidades como, por exemplo, a EMATER para união de esforços em prol da fruticultura regional.

O projeto PISA entrou no último ano de atuação e realizou diversas atividades para estimular a produção de leite. Uma das Unidades de Difusão Tecnológica (UDT) selecionadas para o projeto, em Rodeio Bonito, aumentou consideravelmente os índices de produtividade. A propriedade do casal Ivan Antônio Nodari e Carmem Nodari tinha dificuldade em manter a regularidade na oferta de pastagem para o seu rebanho, com grandes vazios forrageiros na transição entre as estações do ano. Os municípios que desenvolve este projeto são Planalto, Ametista do Sul, Pinhal, Seberi e Rodeio Bonito.

Com o gerenciamento do sistema forrageiro, o produtor rural Nodari identificou que a produção média de cada animal passou de 9 litros/dia em 2012 para 14 litros/dia em 2014. A maior oferta de pastagens de qualidade trouxe vários benefícios, entre eles o aumento de 51% na produção anual e redução de 40% no custo de produção do litro de leite.

“Esses resultados só confirmam a importância desse projeto. Nos reunimos com os prefeitos para reafirmar o compromisso com a sustentabilidade dessas propriedades e com este último ano de atividade, e também para garantir que ao findar o trabalho os produtores possam contar com pessoas capacitadas em seus municípios para dar continuidade a essa metodologia”, contou o gestor do SEBRAE/RS. As visitas ocorreram nos dias 17 e 18 de março.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae