Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS impulsiona negócios sociais do Rio Grande do Sul

14/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa pioneira estimula o desenvolvimento de atividades que geram inovação e promovem impacto positivo na sociedade

Da Redação

Empresas que desenvolvem ações de impacto para a sociedade serão capacitadas pelo SEBRAE/RS (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Um novo rumo para a economia criativa. Chegou a vez de o SEBRAE/RS lançar uma ação específica para os negócios sociais, que são as atividades economicamente sustentáveis que repercutem em ações, serviços ou produtos positivos para a sociedade e para o meio ambiente. Elas integram o Programa Agir e, para a primeira turma, foram selecionados 15 iniciativas no Estado.

A gestora do Projeto de Economia Criativa e do Programa Agir do SEBRAE/RS, Lucimara Miceli Santos Pereira, explica que a solução foi criada para desenvolver a gestão aplicada a esse tipo de empreendimento. “Os negócios selecionados nessa primeira turma participam do Programa de Desenvolvimento, voltado para apoiar iniciativas criativas a encontrarem modelos de receita, crescimento e impacto”, detalha.

A preparação tem duração de cerca de seis meses e abrange a realização de encontros e também consultorias individuais para a implantação de uma metodologia denominada Caminho Empreendedor, desenvolvida pelo parceiro Semente Negócios. “Ao final do programa, esses empreendimentos participam de um evento de conexão com o mercado, em que apresentam suas propostas a empresários, aceleradoras e potenciais investidores”, informa Lucimara.

Conheça as 15 primeiras selecionadas para o Programa Agir:

  • Químea Soluções Ambientais (Santa Maria) – fornece soluções para mudar a forma como as organizações cuidam do meio ambiente.
  • Re-ciclo (Porto Alegre) – atende pessoas que querem dar um destino adequado aos resíduos orgânicos para transformá-los em adubo.
  • Colibrii (Porto Alegre) – trabalha com artesãs valorizando o uso de materiais alternativos e resíduos industriais.
  • Horta Alegre (Porto Alegre) – é um clube que propõe a venda direta de hortifrútis orgânicos para associados.
  • Igualla (Esteio) – especializada em projetos e soluções de acessibilidade para beneficiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • weBike (Porto Alegre) – é uma tecnologia criada para que as pessoas possam compartilhar suas bicicletas em segurança, de forma rápida e prática.
  • Ecousouvenir (Viamão) – projeto que gera trabalho e renda a partir da logística reversa de banners na produção de sacolas.
  • 1% (Porto Alegre) – empresa de negócios sociais que desenvolve e realiza ações para transformar o mundo em um lugar melhor para todos.
  • Ecoblock (Viamão) – transforma caixas de sapatos do setor coureiro-calçadista em utensílios como sapateiras, caixas de ferramenta, capachos, etc..
  • EvouluIR (Porto Alegre) – solução sustentável para o descarte de embalagens, a partir de uma máquina de autosserviço.
  • Neovolt (Santa Maria) – é um monitor inteligente de consumo de energia elétrica que ajuda a reduzir os gastos e a melhorar a forma de utilizar esse recurso.
  • Germinar (Santana do Livramento) – é um espaço de coworking voltado para empreendedores dispostos a compartilhar e a fazer germinar novos projetos.
  • Bari OFF (Porto Alegre) – ecossistema de soluções, como portal médico, diário de dieta, restaurantes e e-commerce, para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica.
  • Qanteiro (Imbé) – microempresa que produz hortaliças orgânicas e vende em cestas de bicicletas de carga.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing