Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS homenageia Mampituba pela implementação da Lei Geral

05/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS entregou selo e certificado ao prefeito Pedro Juarez da Silva

Da Redação

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS (centro, de gravata) entregou o reconhecimento ao prefeito (Foto: Luciano Pereira)

Mampituba – A Sala do Empreendedor, inaugurada nesta terça-feira, 5 de maio, foi o ambiente escolhido para a homenagem que o SEBRAE/RS prestou ao município de Mampituba. Acompanhado de secretários municipais, vice-prefeito, empresários e outras lideranças, o prefeito Pedro Juarez da Silva recebeu, das mãos do diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, selo e certificado que avaliza e homenageia o dirigente pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Também prestigiaram o evento a gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Ana Claudia Monticelli, o gerente de Políticas Públicas da instituição, Alessandro Machado, e a técnica de Políticas Públicas do SEBRAE/RS Paula Nicolini.

Para Fialho, ao implementar a legislação a prefeitura demonstra à comunidade que compreende a importância das ações que se darão daqui para a frente, tais como executar licitações exclusivas para os pequenos negócios, manter o IPTU residencial para o Microempreendedor Individual (MEI) que trabalha em casa e desburocratizar os processos”, exemplifica. Em Mampituba, hoje, a população total está em torno de 3.000 habitantes. Existem 74 micro e pequenas empresas, sendo 17 delas na classificação de MEI, 53 microempresas e quatro empresas de pequeno porte. “É uma satisfação reconhecer o município pela implementação de algo que poderá ser uma estratégia e também uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Ao priorizar os empreendedores locais em suas compras públicas, por exemplo, a cidade gera atividade para os trabalhadores locais”, argumenta o superintendente.

A equipe do SEBRAE/RS também participou da inauguração oficial da Sala do Empreendedor, ambiente organizado para atender, especificamente, os empresários de Mampituba e os interessados em abrir o próprio negócio. O local contará com a atuação da agente de desenvolvimento nomeada pelo prefeito, Jucélia da Silva Cardoso Ortolan, e também oferecerá cursos de capacitação, emissão de alvarás, assessorias e consultorias do SEBRAE/RS, cursos de aperfeiçoamento empresarial, informações sobre linhas de microcrédito e apoio ao desenvolvimento, formalização e abertura de empresas, emissão de Declaração Anual de Faturamento do MEI e, de forma geral, fortalecimento do comércio local.

Em sua fala, o prefeito de Mampituba destacou a importância da parceria do SEBRAE/RS nestas ações com foco nos empreendedores locais. “Em conjunto estamos ofertando acesso simplificado a informações e capacitações que podem melhorar o desempenho das empresas e, dessa forma, do município como um todo”. O dirigente comentou, ainda, que assinou termo de cooperação com o SEBRAE/RS para realizar uma série de capacitações junto aos empreendedores. Uma das iniciativas é a Unidade Móvel da instituição, que realizará atendimentos na cidade dia 19 de junho.

O Rio Grande do Sul conta com 182 municípios com a Lei implementada. A meta em 2015, de acordo com o trabalho do SEBRAE/RS, é ter mais 50, totalizando 222. “Somente entre janeiro e abril desse ano, 10 cidades colocaram a legislação em prática”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing